Quarta-feira
17 de outubro
Partilhando o amor de Deus
O Espírito do Soberano, o Senhor, está sobre mim, porque o Senhor ungiu-Me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-Me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros. Isaías 61:1, NVI

Ao longo dos anos, cada pessoa constrói uma reputação social. Entretanto, pouca gente no século 20 teve o nome gravado nas paredes da história por obras altruístas como madre Teresa de Calcutá. Seu nome de batismo foi Anjezë Gonxhe Bojaxhiu (1910-1997). Ela nasceu em Üsküp, Kosovo Vilayet, Império Otomano (moderna Skopje, República da Macedônia). Em 1950, Teresa fundou a congregação religiosa católica romana denominada Missionárias da Caridade (MC), cujo objetivo, nas palavras dela, era cuidar dos “famintos, nus, desabrigados, coxos, cegos, leprosos, de todas aquelas pessoas que se sentem indesejadas, não amadas, descuidadas pela sociedade como um todo, gente que se tornou um fardo para a sociedade e é afastada por todos”. Para fazer parte da congregação, é preciso aderir aos votos de castidade, pobreza e obediência, bem como prestar “serviço gratuito de todo coração aos mais pobres dentre os pobres”.

A congregação começou como uma pequena comunidade de 12 membros em Calcutá, Índia, e cresceu de maneira significativa ao redor do mundo. Madre Teresa ganhou o Prêmio Nobel da paz em 17 de outubro de 1979. No discurso de aceitação do prêmio, feito em Oslo no dia 11 de dezembro, ela afirmou que João Batista, antes mesmo de nascer, “reconheceu o Príncipe da Paz. Ele reconheceu que Cristo veio trazer as boas-novas para você e para mim. E como se isso não bastasse, como se não fosse suficiente Se tornar homem, Ele morreu na cruz para demonstrar Seu grande amor. Morreu por você, e por mim, e pelo leproso, e por aquele homem que morre de fome, e pelo nu deitado nas ruas não só de Calcutá, mas também da África, de Nova York, Londres e Oslo – e insistiu em que amássemos uns aos outros assim como Ele ama cada um de nós”.

O que podemos aprender com madre Teresa? Nem todas as belas citações que as pessoas atribuem a ela foram realmente de sua autoria. Mas ninguém é capaz de silenciar ou negar seu inspirador exemplo de vida. Reflitamos hoje em seu sábio conselho: “Não procure coisas grandes, apenas faça pequenas coisas com grande amor. […] Quanto menor a tarefa, maior precisa ser nosso amor.”

E mais: pratiquemos isso com aqueles ao nosso redor.