Sábado
13 de outubro
Ame os idosos
O cabelo grisalho é uma coroa de esplendor, e se obtém mediante uma vida justa. Provérbios 16:31

“Saudade veio sem se convidar, veio sem pedir licença, fez chorar quando um sorriso meu parecia tão seguro. Não conhece a diferença entre o rico e o pobre, ela vem para qualquer um que saiba amar. Não é dor que se aprenda a lidar, tem sempre a mesma força, o mesmo jeito de me machucar.” Esse é um trecho de uma bela canção que ouvi há alguns dias. Ela foi cantada por uma menina no velório do avô.

Fiquei impressionado porque, mesmo muito emocionada, a garota conseguiu cantar a música inteira com muita afinação e precisão. Era uma forma de celebrar a vida de seu querido avô, a quem ela tanto amava. Aquele velhinho que estava no caixão recebeu muitas palavras de elogio. Todos os que se aproximavam exaltavam seus dias de vida, nos quais ele havia construído uma reputação respeitada por todos e criado filhos que se tornaram cidadãos de bem e úteis para a sociedade.

Em certos países orientais, os idosos são muito respeitados por todos. Os conselhos desses homens e mulheres são ouvidos e seguidos de maneira atenciosa. Infelizmente, no ocidente o respeito aos mais velhos não é algo comum; pelo contrário, com tristeza vemos muitas reportagens sobre idosos que são maltratados em casas, hospitais e asilos.

Deus espera que todos nós respeitemos e cuidemos dos idosos. Homens e mulheres de cabelos grisalhos, rostos cansados e marcados por histórias de vida com experiências boas e ruins merecem nosso cuidado e amor. O provérbio de hoje nos mostra o quanto Deus valoriza essas pessoas, especialmente aqueles que viveram uma vida justa a Seu lado.

Um dia, todos nós também estaremos com os cabelos grisalhos, com o rosto marcado pelo tempo e com o corpo cansado pelas lutas. Quando chegarmos lá, poderemos ter a consciência pesada por não termos tomado as melhores decisões na vida ou estaremos tranquilos por conta do dever cumprido. Devemos viver cada minuto de nossa existência de tal forma que não tenhamos arrependimentos pesando sobre os ombros no futuro.

Naquele velório, falei que gostaria de seguir o exemplo de vida daquele homem. Ele viveu com o Senhor, viveu para o Senhor e morreu no Senhor. Cuide dos idosos hoje e se cuide para que, quando seus cabelos embranquecerem, você esteja amparado e tranquilo ao lado de Deus, servindo de modelo de vida para todos os que conheceram sua trajetória.