Quarta-feira
21 de novembro
Abrigo em meio ao temporal
Conduz os humildes na justiça e lhes ensina o Seu caminho. Salmo 25:9

No dia 24 de abril de 2014, eu enviei uma mensagem pelo celular à minha amiga Elsa a respeito de levar a ela alguns artigos de alimentação. O céu estava brilhante e claro quando desci pelo elevador.

Ao chegar ao piso térreo, a chuva caía. Subi e peguei um guarda-chuva. Novamente no térreo, vi que o temporal com trovoadas chegava inesperadamente com chuva torrencial. Informei a Elsa que eu não iria até a casa dela. Fui pelo caminho mais longo até um centro de vendedores ambulantes, um complexo ao ar livre onde se preparava e vendia alimento em bancas.

No trajeto até esse centro, a chuva foi diminuindo gradualmente. Por fim, cheguei ao complexo e pedi minha refeição vegetariana. Quando estava para me sentar, veio outro aguaceiro pesado, com trovões. Ao me sentar, protegida da tempestade, lembrei-me de um cântico, “Refúgio em Temporal”. O cântico me fazia lembrar de que o Senhor é minha Rocha e Refúgio “sempre em temporal”.

Quando me serviram o alimento, tomei a refeição sem pressa, mastigando devagar. Enviei outra mensagem a Elsa sobre minha ida à casa dela. Depois da refeição, voltei para casa a fim de buscar os alimentos que lhe havia prometido. A princípio, eu quis ir por um caminho mais curto, mas ainda chovia. Lembrei-me da intensidade do aguaceiro com trovoadas e fui pelo trajeto mais longo.

A caminho da casa de Elsa, vi uma senhora carregando seu filhinho de um ano e meio. Um carrinho de bebê estava à sua frente. Algumas senhoras com guarda-chuva passaram por ela. A jovem mãe parecia estar esperando alguém. Ela me pediu: “Podemos nos abrigar embaixo do seu guarda-chuva por três quarteirões?” Claro que podiam. Conversamos um pouco em nossa caminhada.

Quando chegamos ao destino dela, a senhora me agradeceu. Eu disse: “Às ordens!” Depois acrescentei: “A senhora teve sorte por eu haver decidido mudar meu percurso hoje.”

“Deus a abençoe”, disse ela, enquanto nos separávamos. Depois que cheguei à casa de Elsa e lhe entreguei os alimentos, a chuva parou. Com a missão cumprida, lembrei-me do quanto é importante confiar e obedecer. Em Romanos 8:28, Paulo diz que “Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que O amam”.

Naquele dia, Ele não só me abrigou, mas dirigiu meus passos de modo que eu pudesse oferecer abrigo a uma jovem mãe aflita. Verdadeiramente, Ele “conduz os humildes na justiça e lhes ensina o Seu caminho” (Salmo 25:9).

Yan Siew Ghiang