Quarta-feira
16 de janeiro
Mais três vezes três
Sucedeu isto por três vezes, e, logo, aquele objeto foi recolhido ao céu. Atos 10:16

A terceira sequência de três na vida de Pedro se deu no contexto de seu envio à missão (At 10:9-22). Na primeira, durante a negação, ele escondeu seu amor por Jesus. Na segunda, ouviu três vezes a mesma pergunta e foi desafiado a provar seu amor por Jesus. Na terceira, foi chamado a mostrar seu amor pelos filhos de Jesus.

Tudo aconteceu enquanto ele orava, ao meio-dia. Era a hora da fome, e veio exatamente uma visão sobre comida. O problema é que dentro do lençol estavam animais puros e impuros. A ordem que recebeu foi para comer de tudo, mas sua rejeição foi imediata. Apenas depois de três insistências, o apóstolo aceitou não tratar como impuros os estrangeiros a quem Deus já havia tocado o coração.

Alguns tentam tirar a visão do contexto para abolir a separação entre animais limpos e imundos (Lv 11). Fica claro, porém, que não aconteceu uma mudança na alimentação de Pedro, mas em sua visão acerca das pessoas a quem deveria pregar. Por isso mesmo, ele foi questionado depois não pelo que havia comido, mas com quem havia partilhado a refeição (At 11:3).

Pedro já havia escutado do próprio Mestre o “ide” (Mt 28:18-20), mas sua compreensão ainda era limitada. A visão do lençol “tanto serviu para repreender Pedro como para instruí-lo” (Atos dos Apóstolos, p. 135).

Deus é especialista em lidar com as duas pontas da linha ao mesmo tempo. Enquanto trabalhava com Pedro de um lado, também tocava o coração de Cornélio, de outro. A única diferença é que Ele precisou insistir com Pedro três vezes, enquanto, com Cornélio, precisou de apenas uma (At 10:3-8).

De acordo com Ellen White, “Cornélio era centurião romano. Era homem rico e de nobre nascimento, e seu cargo era de confiança e honra. Gentio de nascimento, ensino e educação, pelo contato com os judeus adquirira o conhecimento de Deus e O adorava com coração verdadeiro” (Atos dos Apóstolos,
p. 132). O centurião romano atendeu ao chamado prontamente. O grande apóstolo Pedro precisou que o Espírito Santo insistisse três vezes.

Deus foi persistente com Pedro para que ele pregasse o evangelho a Cornélio. Da mesma forma, Ele insiste conosco hoje para que, cheios de amor à verdade e às pessoas, saiamos para compartilhar Sua mensagem de salvação.