Sexta-feira
11 de janeiro
Os nematoides
Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias. Mateus 15:19

Os nematoides são o maior grupo de animais vivos da Terra. Das 30 mil espécies conhecidas, 20 mil são parasitas. Moram dentro de pessoas, animais e plantas, comendo e vivendo às custas dos outros. Ao longo da costa marítima da Holanda, foram descobertos mais de 4,5 milhões de vermes nematoides por metro quadrado. Esses bichinhos dão muito trabalho aos médicos, pois calcula-se que 25% da população mundial sofra de doenças causadas por eles.

Alguns nematoides são microscópicos; medem menos de um milímetro. O maior deles mora no intestino da baleia e mede até oito metros. O ascaris, o mais conhecido, afeta 1,3 bilhão de pessoas no mundo. Só na América do Sul, 171 milhões de pessoas dão abrigo a esse bicho na barriga.

A pele que recobre o corpo cilíndrico do nematoide é feita de colágeno. Para crescer, ele precisa trocar de pele, como as cobras. Para achar alimento, usa o nariz, um “radar” que identifica substâncias químicas no ambiente.

Agir de dentro para fora – essa é a técnica dos nematoides. É possível olhar uma planta e achá-la saudável exteriormente, sem imaginar que ela esteja guardando em seu interior até 90 mil vermes.

De dentro para fora – é assim que o mal age. Essa conclusão de Jesus indica o ponto geográfico por onde é preciso começar a mudança espiritual.

Quando nossos olhos se fixam em imagens que não edificam nossa relação com Deus, o problema não está nos olhos. É por meio da mente que Deus fala conosco e o Espírito Santo nos guia. Se nossos pensamentos mais íntimos forem bons, nossos olhos verão em conformidade com eles. Não adianta tentar limpar por fora, sem fazer primeiro a limpeza interior. Quem faz essa limpeza é Deus, por meio do amor de Jesus Cristo.

Continue a cultivar um coração bom, orando, estudando a Bíblia e deixando que os pensamentos de Jesus fiquem dentro de você. Experimente, hoje, gravar em sua mente isto: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus“ (Filipenses 4:7).