Quarta-feira
13 de fevereiro
Literal ou simbólico?
No princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. Gênesis 1:1, 2

A discussão entre o literal e o simbólico está presente no tema das origens do Universo e da vida. Afinal, o relato da semana da criação é literal ou simbólico? Na ótica de cristãos genuínos, é uma descrição literal.

Na visão de cristãos embebidos de secularismo e naturalismo, o relato bíblico da criação é meramente simbólico. Trata-se apenas de uma ilustração didática para mostrar Deus por trás da origem da vida. Afinal, é difícil acreditar que um mundo tão complexo tenha surgido de forma tão simples.

Precisamos responder a algumas perguntas quando refletimos sobre esse tema: Somos resultado de um processo de evolução ou vivemos as consequências de um processo de degeneração? O avanço da ciência e tecnologia deve ser interpretado apenas como progresso do conhecimento ou é evolução do ser humano?

A visão geral da evolução indica que surgimos de forma natural, dentro de processos muito primitivos. A vida humana se desenvolveu a partir de formas primárias até se tornar o que é. Por sua vez, as Escrituras deixam claro que fomos criados perfeitos pelo próprio Deus. De acordo com a Bíblia, a partir da entrada do pecado, teve início um processo de degeneração, que tem atingido níveis cada vez mais baixos. Cristo veio para nos salvar disso e prometeu voltar para nos levar ao estado original. É o processo inverso da evolução.

Quem encara os primeiros capítulos de Gênesis como simbólicos acaba reproduzindo essa visão para toda a Bíblia, pois sente-se livre para selecionar o que gosta e interpretar como deseja. O resultado será superficialidade e
confusão espiritual. Por exemplo: se não houve criação, também não houve casa-
mento entre homem e mulher; se não houve criação
, o sábado é apenas herança cultural de uma nação e não há razão para ­observá-lo; se não houve criação, também não surgiu o pecado na Terra e não há necessidade de um Salvador. E mais: Por que Jesus deveria voltar para recriar a Terra?

Seja fiel à revelação, pois quem aceita e segue fielmente as orientações de Deus acerta no presente e ganha na eternidade.