Domingo
10 de fevereiro
O perfume da cecrópia
Porque para Deus somos o aroma de Cristo entre os que estão sendo salvos e os que estão perecendo. 2 Coríntios 2:15

O olfato é muito importante para todos nós, mas para alguns invertebrados ele chega a ser vital. Ajuda a achar o caminho de casa e a passar informações.

A cecrópia é uma das maiores mariposas que existem. Sua cabeça é marrom e o abdômen é listrado. As asas, com cerca de 15 centímetros de uma ponta à outra, aparentam um verde metálico, com bordados bem definidos e quatro manchas beges parecidas com grandes vírgulas. Um visual invejável!

É na primavera, época em que deixa o casulo, que a cecrópia encontra seu par. O macho vagueia à procura de uma fêmea, usando um “radar” formado por duas antenas que parecem penas de ave. A antena tem terminais hipersensíveis, capazes de sentir o cheiro da fêmea ainda que ela esteja a 10 quilômetros de distância.
O alcance do olfato da cecrópia macho e a potência do cheiro exalado pela cecrópia fêmea são vitais para fechar o ciclo de vida dessa mariposa. Sem isso, a espécie estaria ameaçada de extinção.

No verso de hoje, o apóstolo Paulo fala de perfume para vivos e mortos. Ele se lembrava dos desfiles triunfais romanos, onde vencidos e vencedores marchavam entre nuvens de incenso perfumado. Para os prisioneiros, aquele perfume tinha cheiro de morte. Para os conquistadores, simbolizava o triunfo.

Nossa vida também exala um perfume. Ele pode ajudar as pessoas a se aproximarem de Deus ou afastá-las Dele. Isso pode ocorrer mesmo que você esteja dando um bom testemunho de Cristo, pois nem todos aceitam o evangelho. Cada um de nós, porém, precisa usar o perfume certo.

Os perfumes podem ser de fonte natural (flores, raízes, plantas) ou artificial (química). Os cristãos foram comparados a um perfume, mas eles não são a fonte desse cheiro. É de Cristo, que vive neles, a fragrância das boas coisas espirituais. Neste novo dia, Deus espera que você espalhe o aroma suave de Seu amor aonde quer que você vá. Para isso, diga a Jesus que você não quer ficar um só instante sem a presença Dele ao seu lado.