Terça-feira
12 de fevereiro
Papel de vespa
Pois, “toda a humanidade é como a relva, e toda a sua glória, como a flor da relva; a relva murcha e cai a sua flor, mas a palavra do Senhor permanece para sempre”. Essa é a palavra que lhes foi anunciada. 1 Pedro 1:24, 25

Vespa ou marimbondo, tanto faz. O nome se refere ao mesmo bichinho, às vezes muito irritado, que ataca qualquer um que ouse perturbar sua paz. O veneno provoca dores e inchaços terríveis, podendo até matar uma pessoa ou um animal. Algumas vespas são solitárias, outras vivem em pequenas e ocasionais colmeias. Destacam-se entre os insetos pelo cuidado com que constroem sua casa. Os ninhos têm formatos bem variados, de garrafa a chapéu, bola, etc.

Muito antes de o ser humano pensar em fabricar papel a partir da celulose de madeira, algumas vespas já faziam isso mastigando pedaços de madeira velha e seca. A saliva contém um agente aglutinador para fazer as bolinhas de pasta de madeira que são levadas e moldadas em tiras. As camadas sobrepostas formam o ninho que vai hospedar as larvas da futura colmeia.

A invenção do papel foi decisiva para a distribuição da Bíblia. Outros materiais dificultavam muito esse processo. Para imprimir a primeira Bíblia, em 1456, Gutenberg utilizou a pele de cinco mil cabras. E só deu para fazer 30 Bíblias. Esses animais devem ter agradecido a invenção do papel!

A Bíblia que você tem talvez seja um exemplar de João Ferreira de Almeida. Esse português nasceu em 1628 e, aos 16 anos de idade, começou a traduzir o Novo Testamento para o seu idioma, usando o latim, o espanhol e o italiano. Aos 17 anos, terminou a tradução. Sua dedicação à Palavra de Deus custou-lhe a condenação à morte na fogueira em 1660, pelo Tribunal da Inquisição. Como estava vivendo na Ásia, foi queimado simbolicamente em praça pública.

O inglês William Tyndale não teve a mesma sorte. Por haver traduzido o Novo Testamento para a língua inglesa, ele foi queimado em uma fogueira, na Bélgica, em 6 de
outubro de 1536. Dez anos depois, o Parlamento Inglês decretou a queima em praça pública de todos os exemplares da Bíblia existentes na Inglaterra. No século 16 era comum isso acontecer. A Palavra de Deus venceu o fogo e permanece para sempre. No entanto, seu valor só será eterno para nós se, em nossa mente, houver um lugar especial para guardarmos seus ensinos – exatamente como a pequena vespa, que guarda em seu instinto a técnica de fazer papel.