Sábado
13 de julho
Dia do Senhor
Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Êxodo 20:8

“Pastor, é certo almoçar em um restaurante no sábado?” “Meus familiares chegaram de viagem, e eu gostaria de visitá-los no sábado à tarde. É errado viajar para isso?” “Estou pecando se dormir no sábado à tarde?” É possível que você já tenha ouvido algumas dessas perguntas ou inúmeras outras sobre a guarda do sábado. As dúvidas se multiplicam ao buscarmos saber o que é certo ou errado fazer no dia do Senhor.

O princípio da observância do sábado está apresentado de forma clara e profunda no quarto mandamento do Decálogo (Êx 20:8-11). Para facilitar a aplicação desse princípio e permitir que ele responda às perguntas acima e a outras semelhantes, precisamos perguntar antes: Quem será o beneficiado? Se aquilo que você deseja fazer é para seu benefício pessoal (familiar, profissional, social, etc.), está claro que deve ser feito nos seis dias da semana que lhe pertencem. Se sua decisão tem que ver com Deus, Sua causa, Sua adoração, ou ajuda aos carentes, que é a maior demonstração de amor a Ele, isso pode ser feito no sábado.

Mais do que tomar decisões corretas, precisamos preservar a essência da observância e santidade do sábado. Sem santificação, esse dia é usado apenas para descanso físico, reunião social ou algo parecido.

Quando quebramos o princípio do sábado, sua santidade empobrece, e o resultado logo fica evidente. Precisamos refletir mais a fundo nesta questão: Apenas ir à igreja pela manhã já torna o sábado um dia sagrado? Por que Deus declararia o sábado santo, se fosse dedicado apenas para nossos interesses pessoais? É justo se sacrificar durante seis dias e usar o dia do Senhor apenas para ­recuperar as forças e continuar buscando nossas ambições? Transmitimos valores cristãos para as novas gerações quando deixamos o sábado vazio de atividades espirituais? As atividades on-line devem também estar submetidas à santidade do sábado? Seremos capazes de sacrificar tudo para manter a fidelidade quanto ao sábado nos eventos finais se hoje o tratamos de qualquer maneira?

Santificar o sábado significa descansar em Deus, adorá-Lo, reconhecê-Lo como Criador e, com nossa família, cumprir a missão. Quem guarda o sábado é alcançado pela bênção desse dia. Deixe que o sábado “guarde” você toda semana.