Quarta-feira
17 de julho
Deus não desiste
E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás? Gênesis 3:9

Você já caiu em pecado e teve vergonha de orar? Já se sentiu constrangido de pedir perdão novamente pelo mesmo erro? Cometeu alguma falha grave e acha que seu pecado não tem mais perdão? Todas essas dúvidas surgem quando não conhecemos a Deus profundamente e O julgamos com critérios humanos. Achamos que Ele age como nós agiríamos nas mesmas situações.

Para entender melhor, precisamos voltar ao jardim do Éden e recordar a história da queda. Adão e Eva foram avisados de que não deveriam comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, mas ousaram ultrapassar o sinal vermelho. Duvidaram das palavras de Deus e acabaram destruindo toda a perfeição que Ele havia criado.

Satanás rapidamente encheu o coração deles de culpa: “Olha o que vocês fizeram. Destruíram tudo!” É assim que ele sempre faz. Adão e Eva tiveram vergonha, medo e se esconderam de Deus.

O verso bíblico de hoje mostra a atitude divina quando alguém peca. Por mais grave que seja o erro, Ele procura, vai buscar e pergunta: “Onde estás?” Não busca para condenar, porque sabe que um pecador escondido já se sente punido, envergonhado e humilhado. Ele busca para perdoar, porque sempre odeia o pecado, mas ama o pecador. Ele tira as roupas da vergonha, feitas de folhas, e oferece vestes novas, representando Sua justiça, proteção e perdão.

Sua oferta de amor não é uma desculpa para o pecado. Não quer dizer: “Fique livre para pecar porque Eu sempre vou perdoar você.” Ele sabe que o pecado tem consequências, e quem mais sofre com isso é o próprio pecador.

O que Ele quer dizer é: “Se no meio da culpa, da dor, da vergonha, ou mesmo das consequências, você quiser sair dessa situação, conte Comigo.”

Ellen White reforça essa atitude quando diz: “Quando sentimos que pecamos, e não nos é possível orar, é o momento de orar. Talvez nos sintamos envergonhados e profundamente humilhados; devemos, porém, orar e crer” (O Maior Discurso de Cristo, p. 115).

Se você está sentindo o peso da culpa, envergonhado pelo que fez e não consegue voltar, não desista. Corra para os braços de Jesus porque é Ele mesmo quem diz: “E o que vem a Mim, de maneira nenhuma o lançarei fora” (Jo 6:37). Ele não desiste de você!