Quarta-feira
17 de julho
O papagaio-do-mar
Ainda que me abandonem pai e mãe, o Senhor me acolherá. Salmo 27:10

Uma das mais belas aves das águas geladas do Ártico é o papagaio-do-mar ou fradinho. Ele é colorido com vermelho-alaranjado, branco, negro e cinza. Tem os três dedos dos pés unidos por membranas, como os patos, e o bico curvo e maciço, parecido com o bico do papagaio. Passa a maior parte da vida na água, ou sobrevoando-a à procura de peixes, seu principal alimento. Para não ficar encharcado, ele estimula com bicadas uma glândula localizada sob a cauda e ativa a produção de um óleo especial, que espalha sobre o corpo.

Quando está pescando, o papagaio-do-mar consegue fazer algo que nenhuma outra ave marinha faz: carregar seis ou mais peixes de uma só vez. Por causa da dupla fileira de dentes e a língua ágil, acomoda os peixes transversalmente no bico, sem deixá-los cair quando mergulha para pegar o próximo. E assim vai juntando, até 28 peixes. Ninguém sabe como ele faz para pegar o 28o peixe sem deixar cair sequer um dos vinte e sete.

O ninho do papagaio-do-mar é feito em fendas de rochedos ou em barrancos pouco acessíveis. Ele cava buracos de 20 centímetros de diâmetro por dois metros de comprimento, onde a mamãe fradinho põe seus ovos. Depois que os filhotes nascem, o casal cuida deles sem deixar faltar comida e proteção. Mas isso só acontece durante seis semanas.

Sem aviso prévio, abandonam os filhotes e voltam para o alto-mar. Nos primeiros dias, sem entender nada, as pequenas aves ficam esperando os pais e a comida. Mas eles não voltam. Quando a fome se torna insuportável, sempre à noite, elas deixam o ninho, e sozinhas aprendem a voar e a pescar nas proximidades, até que, finalmente, rumam para o mar, sua morada definitiva.

Deus nunca some de nossa vida. Ele nunca nos abandona e sempre podemos contar com Seu amparo. Mesmo que nossos amigos nos rejeitem ou nossos irmãos nos evitem; ainda que nossos pais nos expulsem de casa ou fujam de nós, o Senhor nos acolherá. Ao usar a imagem do pai e da mãe, Davi chega ao máximo exemplo da rejeição que uma pessoa pode sofrer. Mas mesmo que isso acontecesse em sua vida, você teria sempre a certeza de que o amor de Deus por nós é mais do que o máximo que possamos imaginar. Ouça-O dizer neste novo dia: “Nunca, jamais abandonarei você.”