Quinta-feira
15 de agosto
Uma vida de oração
Por esta causa me ponho de joelhos diante do Pai. Efésios 3:14

A Bíblia apresenta muitos exemplos de homens e mulheres que tiveram uma profunda vida de oração. O profeta Daniel, por exemplo, manteve seu hábito de falar com Deus, mesmo diante de ameaça à sua vida. Ana, por sua vez, “não deixava o templo, mas adorava noite e dia em jejuns e orações” (Lc 2:37).
Além desses e outros personagens bíblicos, muitos cristãos ficaram conhecidos por sua vida de comunhão.

A voz do pastor Roberto Rabello era inconfundível. Muitas pessoas foram alcançadas por ela e entregaram a vida a Cristo. O que pouca gente sabe é que o dono dessa voz singular foi um homem de oração. A base do sucesso do diretor e orador do programa de rádio A Voz da Profecia durante décadas estava em seus joelhos calejados.

Na biografia de Rabello, seu genro, o pastor Léo Ranzolin, registrou uma das conversas marcantes entre sua esposa, Lucila, e o pai, revelando a intensidade da vida de comunhão do evangelista radiofônico. Ela disse: “Papai, nunca vi o senhor perder a paciência, o controle próprio ou erguer a voz com a mamãe e conosco, seus filhos […]! Pode me explicar como conseguiu essa vitória?”

Lucila continua: “Recordo-me de que meu pai ficou quieto. Havíamos conversado sobre muitos outros assuntos e agora estava ponderando a pergunta de sua filha. Em vez de responder, [mostrou os] joelhos e disse: – Aqui está, minha filha, o segredo: a oração! Essa foi a única maneira de controlar o meu temperamento e ter paciência com vocês, com mamãe e com aqueles com quem convivi.”

Lucila arrematou: “Observei, então, que seus joelhos estavam bem calejados! Pude recordar quantas vezes vi meu pai ajoelhado, intercedendo diante do Senhor” (Uma Voz Dedicada a Deus, p. 59).

O pastor Rabello descobriu e experimentou que “a oração é […] o segredo do poder espiritual” (Mensagens aos Jovens, p. 249). Como resultado, Deus amplificou a voz de Seu servo, e milhares de pessoas ouviram sobre as profecias que anunciam a única esperança para o mundo.

O privilégio da oração também está à sua disposição. Nenhum outro recurso pode substituí-la. Se ela for desprezada, você perderá o apoio espiritual. Viva de joelhos, e Deus usará sua vida como instrumento para compartilhar Sua mensagem de salvação.