Segunda-feira
26 de agosto
Anjos missionários
Vi outro anjo voando pelo meio do céu. Apocalipse 14:6

As três mensagens angélicas estão no DNA da Igreja Adventista do Sétimo dia. Nascemos profeticamente para anunciar o “evangelho eterno”, conectado ao “evangelho do reino” (Mt 24:14) e preparar o mundo para a segunda vinda de Cristo. Por meio dessas mensagens, Deus oferece Sua última oportunidade ao mundo e marca o começo do “tempo do fim” (Dn 8:17).

Mas quem são esses anjos? Mensageiros celestiais ou missionários humanos? Segundo Ellen White, “os três anjos de Apocalipse 14 representam o povo que aceita a luz das mensagens de Deus, e vão como agentes Seus fazer soar a advertência por toda a extensão e largura da Terra” (Testemunhos Seletos,
v. 2, p. 156). Em outras palavras, você e eu somos esses anjos!

O chamado, porém, é mais amplo: “Em sentido especial, os adventistas do sétimo dia foram postos no mundo como vigias e portadores de luz. A eles foi confiada a última mensagem de advertência […]. A eles foi confiada […] a proclamação da primeira, segunda e terceira mensagens angélicas. Nenhuma obra há de tão grande importância. Eles não devem permitir que nenhuma outra coisa lhes absorva a atenção” (Testemunhos Para a Igreja, v. 9, p. 19).

É um chamado missionário pessoal e denominacional, mas também um alerta contra a distração. Existimos para anunciar essa mensagem de esperança; por isso, todas as nossas forças, tempo, recursos, talentos, programas, iniciativas e materiais devem estar voltados para essa causa maior.

Quando proclamarmos a mensagem do terceiro anjo em alta voz e a missão for cumprida apaixonadamente, veremos os maiores resultados da igreja.  “Mais de mil se converterão […] em um dia, a maioria dos quais reconhecerá haver sido primeiramente convencida através da leitura de nossas publicações” (Evangelismo, 693). Os livros missionários distribuídos e a obra dos colportores encontrarão seu resultado pleno. Deus também usará outros meios de comunicação, que surgiram ou ganharam força mais tarde, como o rádio, a TV e a internet para apoiar a obra desses “anjos”.

O chamado é para nós: “Se cada um de vós fosse um missionário vivo, a mensagem para este tempo seria rapidamente proclamada em todos os países, a cada povo, e nação, e língua” (Serviço Cristão, p. 9). Seja um desses “anjos” e abrace a missão de pregar o evangelho.