Terça-feira
13 de agosto
Inspiração da natureza
Pergunte, porém, aos animais, e eles o ensinarão, ou às aves do céu, e elas lhe contarão; fale com a terra, e ela o instruirá, deixe que os peixes do mar o informem. Jó 12:7, 8

A necessidade faz o inventor, mas saber olhar é essencial. Essa é uma das principais qualidades da biônica, que procura na natureza, coisas que possam servir de modelo para inventos que facilitem a nossa vida.

• Leonardo da Vinci (1452-1519) se inspirou nas asas do morcego para fazer o projeto de sua máquina voadora.

• Para facilitar a vida dos atletas de regatas, surgiu na Alemanha um remo com ponta flexível, inspirado no rabo de um peixe.

• O catamarã, um pequeno barco que tem dois cascos paralelos, teve a vela aperfeiçoada com base nas asas das libélulas.

• A turbulência que afetava os submarinos foi atenuada desde que um engenheiro desenvolveu um revestimento especial para o casco desses veículos. Estudando os golfinhos, ele descobriu que uma das cinco camadas da pele desse animal é feita de um tecido esponjoso que amortece a agitação das águas.

• O golfinho também ajudou na aeronáutica: sua cabeça pontuda foi usada como modelo das cabines dos aviões. Assim, foram corrigidas perturbações no fluxo de ar.

• O casco do tatu inspirou um tipo de capacete mais seguro para pilotos de carros de corrida e motocicletas.

• Já a tromba do elefante serviu de modelo para braços de robôs.

• O carrapicho é uma leguminosa cuja semente se prende com facilidade na roupa de quem passa perto da planta. É a sua forma de se propagar. Foi ele que inspirou a invenção do velcro. Descobriu-se que os pelos que o revestem são ganchos flexíveis que podem aderir ou se soltar. Velcro, em francês, significa gancho.

Não sei se você vai ser um inventor biônico ou um designer da natureza, mas aqui estão algumas dicas, caso você queira observar mais de perto a criação de Deus. Plantas, insetos, pássaros e outros bichos têm lições a nos ensinar. Além de paciência e capacidade para observar e ver detalhes, você precisará de lupa, caderno de anotações e desenho, pinça, binóculo, máquina fotográfica ou celular e, se você quiser ir mais fundo ainda, um microscópio. “Sobre todas as coisas na Terra, desde a árvore mais altaneira da floresta até ao líquen que adere ao rochedo, desde o oceano ilimitado até a mais singela concha na praia, eles podem contemplar a imagem e inscrição de Deus” (Ellen G. White, Educação, p. 100).