Segunda-feira
26 de agosto
Dunas
Se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: “Vá daqui para lá”, e ele irá. Nada lhes será impossível. Mateus 17:20

Bonitas nos cartões postais e mais lindas ainda quando estamos sobre elas, escorregando morro abaixo, as dunas são montanhas que se formam próximo ao mar e aos desertos. Um obstáculo no caminho, arbusto ou rocha, areia fina e seca; e ventos com velocidade contínua, a partir de 18 km/h, são os ingredientes necessários para formá-las. A duna que está em um lugar hoje pode estar a dezenas de metros no próximo ano. Outra característica é não crescer todo o tempo. Dependendo do formato dos grãos, a partir de uma certa altura, a areia começa a escorregar e ela pode até se desmanchar.

A destruição da vegetação que compõe a barreira natural faz com que as montanhas que se movimentam invadam estradas e soterrem rios e mangues, causando grandes prejuízos. Por outro lado, em muitos lugares onde as dunas foram destruídas para utilização da areia em construções, o mar invadiu estradas e residências. Não compensa interferir na natureza.

Os grãozinhos que formam as dunas têm diâmetro entre 0,2 e 0,5 milímetros. Amontoados um a um, formam montanhas ondulantes com dois ou cinco metros e até 100 metros de altura. Se tivermos fé como um grão de mostarda, disse Jesus, faremos um monte andar. Alguns dizem que Jesus falava de montes de dificuldades, e outros preferem crer que o monte é mesmo uma montanha de terra e pedra. Uma semente de mostarda é ainda menor do que um grão de areia, e para algo tão pequeno ter tanto poder precisa ser mesmo muito bom. Jesus não estava preocupado com o tamanho da fé, mas com a sua qualidade.

A fé que remove montanhas não é uma simples crença. É mais do que isso. É confiar em Deus quando você está feliz ou triste, doente ou saudável, com ou sem dinheiro. Você confia em Deus e sabe que Ele o ama. Mesmo que você não entenda tudo o que está acontecendo em sua vida, a confiança é igual. Mesmo que seu dia comece como o de Leminski, autor deste pensamento: “Acordei bemol, tudo estava sustenido. Sol fazia. Só não fazia sentido.” E ainda que a sua montanha de problemas permaneça, você continua confiando Nele. Parece estranho, mas essa é a fé que faz os montes andarem.