Terça-feira
15 de outubro
Educação e missão
E Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres. Efésios 4:11

Segundo George Knight, a Igreja Adventista do Sétimo Dia foi estabelecida sobre quatro pilares especiais: As igrejas locais; a obra de publicações, iniciada em 1849; a obra médico-missionária, a partir de 1863; e a educação, estabelecida na década de 1870.

O tema da educação passou a receber destaque na liderança adventista em dezembro de 1863, quando um membro da igreja perguntou a Tiago White: “É certo e coerente para nós, que cremos com todo o nosso coração na volta iminente do Senhor, dar educação para nossos filhos?” A resposta foi ao ponto: “O fato de que Cristo voltará em breve não é razão para que a mente não seja aprimorada. Uma mente bem disciplinada e informada pode melhor receber e acalentar as verdades sublimes do segundo advento.” Essa resposta foi um passo determinante para o estabelecimento da Educação Adventista.

Primeiro, a igreja considerou a educação como um apoio indispensável à salvação. Ellen White declara: “No mais alto sentido, a obra da educação e da redenção são uma” (Educação, p. 30). Por isso, professores não são apenas educadores, mas “pastores do rebanho de Deus” (Ministério Pastoral, p. 45). Para Paulo, o chamado de “pastores e mestres” é o mesmo (Ef 4:11). Nos evangelhos, Jesus “é chamado mais vezes de Mestre do que de qualquer outra função” (Adolfo Suárez). Deus recompensará aqueles que fizerem de seu magistério um ministério. Seu trabalho não será em vão. Sobre a recompensa final dos professores, Ellen White diz: “Apenas pela fé veem as crianças que educaram se tornarem uma bênção e inspiração a seus semelhantes, e essa influência repetir-se mil vezes mais” (Educação, p. 306).

A Educação Adventista foi estabelecida também para o fortalecimento de nossa missão. O surgimento da primeira escola e o envio do primeiro missionário oficial aconteceram em datas bem próximas, e isso não foi coincidência. Educação e missão ganharam forças juntas, e o sucesso de uma estava ligado ao da outra.

Apesar dos novos desafios do século 21, nossa visão de uma educação fundamentada em salvação e missão precisa continuar forte. Acredite no diferencial da Educação Adventista. Ore pelos professores e os apoie. Cada educador consagrado, que planta suas sementes nesta vida, com certeza as colherá na eternidade.