Domingo
13 de outubro
Na boca da fera
A nossa capacidade vem de Deus. 2 Coríntios 3:5

As relações entre seres humanos e animais podem muitas vezes se tornar perigosas. Alguns bichos nunca oferecem qualquer risco; mas outros, só prestam quando mantidos a distância. Até mesmo alguns cães não deveriam merecer a confiança que seus donos depositam neles.

Duangdeun Pongpetch é uma adestradora de animais que trabalha no zoológico de Sri Racha, Tailândia. Ela é famosa por fazer exibições perigosas com répteis. Uma de suas preferidas é colocar a cabeça dentro da boca de um enorme crocodilo.

Jean Ducuing era o diretor do jardim zoológico de Pessac, França. Ele tinha um grande amigo no zoológico, um pesado hipopótamo, chamado Komir. Ele também gostava de brincar em um lago, colocando a própria cabeça dentro da bocarra de Komir. Que Jean era amigo de Komir, não havia dúvidas. Quanto a Komir, todo o mundo também pensava que fosse amigo de Jean.

Um dia, Komir estourou os cadeados das grades e fugiu. Então, escondeu-se no mato e armou uma emboscada. Não se sabe exatamente para quem, mas o fato é que ao Jean passar, Komir, o “amigo da onça”, saiu de seu esconderijo e o atacou. Naquele triste dia, o hipopótamo comeu a cabeça de seu adestrador e depois voltou mansamente para o viveiro. Animais irracionais são imprevisíveis. Quando menos se espera a ferocidade deles pode aflorar. Uma pessoa que confia em um bicho faz isso porque acha que o animal está domado ou porque confia na própria capacidade?

Confiar em si mesmo é viver ao lado de uma fera que não conhece limites. É ancorar o barco em uma bomba, como fez um pescador da região da Catânia, Itália. Durante três meses o homem viveu ao lado de uma boia, que para ele era só uma boia. Mas um perito em armas, de férias na mesma região, descobriu que o pescador estivera todo o tempo amarrado a uma mina marítima da Segunda Guerra Mundial, com alto potencial explosivo.

A ignorância e a autossuficiência são o caminho mais curto para a perdição. Mas a confiança em Jesus é o caminho mais fácil para a salvação. “Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do Senhor nosso Deus” (Salmo 20:7).