Segunda-feira
11 de novembro
Um local para a Casa do Senhor
Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não a reconhecem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo. Isaías 43:19

Em uma manhã escura e chuvosa de outubro, meus pais me acordaram para uma missão especial. Poucos anos antes, nós havíamos nos mudado de Toronto para Moosonee, uma cidade no norte rural de Ontário. A cidade está tão isolada que a estrada pavimentada mais próxima fica a cinco horas, ou pode-se
pegar um trem para entrar em nossa cidade. Nunca pensamos em vir para cá, pois somos imigrantes recentes das Filipinas. Mas Deus tinha uma missão emocionante para a nossa família: estabelecer uma congregação cristã na área. Convidamos os fiéis e os visitantes para adorar a cada sábado em nossa pequena sala de estar. Como nosso grupo começou a crescer, resolvemos orar por um lugar maior para adorar.

Eu estava de olho em uma linda propriedade, uma antiga pousada que desconsiderava o pacífico rio Moose. Outro lugar em perspectiva era uma antiga casa de drogas. O exterior, com pintura branca desbotada, parecia que estava prestes a entrar em colapso. O interior estava cheio de mofo, lixo e vestígios de uso de substâncias ilegais. Obscenidades tinham sido rabiscadas nas paredes.

Fomos de carro até os locais que apresentavam alguma possibilidade de se tornar igreja. Em cada um dos dois locais, antes mesmo de sairmos do carro, oramos com sinceridade pela orientação de Deus. Eu demorei mais tempo orando pela pousada. No entanto, durante a visita, ela foi avaliada a um preço que nunca poderíamos pagar. Portanto, tivemos que nos contentar com a antiga casa de drogas.

A casa tinha uma sala para refeições cuja plataforma central dava ao edifício uma aparência semelhante à de igreja. Como resultado da reunião do meu pai com o Dr. Juriansz (que estava envolvido com uma organização cristã dedicada ao serviço comunitário de juvenis), o médico logo organizou um grupo de jovens para ajudar a renovar o edifício antigo, que seria nossa igreja. A antiga casa de drogas logo pareceu mais radiante e encantadora. Tivemos muitas doações de outras igrejas e de pessoas que se envolveram por um breve período: um órgão da igreja, hinários, cadeiras e até mesmo uma pia. Verdadeiramente, o Senhor proveu!

Caso você esteja se perguntando o quanto nossa congregação pagou pela igreja… Foi um dólar. É isso mesmo! O Senhor trabalha de maneiras inesperadas e usa pessoas improváveis para promover Sua obra, assim como Ele transformou uma antiga casa de drogas em uma nova igreja.

Ellen Jane Tejano-Galupo