Quinta-feira
21 de novembro
Um coração quase grato
Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. 1 Tessalonicenses 5:18

Certa vez, em um sermão de Ação de Graças, compartilhei a seguinte história: Um pobre homem, cansado de sua vida miserável, decidiu orar e pedir que Deus resolvesse seus problemas. Deus, em Sua misericórdia infinita, respondeu ao pedido desse homem, concedendo-lhe dez bananas. O homem deveria trocar três bananas por uma casa, três por comida e três por roupas para substituir os trapos esfarrapados que ele usava. A última banana, o homem deveria apresentar a Deus em gratidão por tudo o que o Senhor havia feito por ele. O homem feliz trocou três bananas por uma casa, três por comida e três por roupas. E notou que a “banana de gratidão”, reservada como uma oferta de agradecimento, era mais robusta, mais bonita e mais atrativa que as demais. Prometia ser bem mais saborosa também.

Seduzido por essa observação, pensou o homem: Deus possui prata e ouro! Ele é o Criador de tudo no Céu e na Terra. Ele não precisará dessa banana. E o homem comeu a banana em vez de devolvê-la a Deus para expressar gratidão a Ele, como lhe fora solicitado. Ele quase expressou a sua gratidão; mas, no último minuto, fez o contrário.

Essa pequena história ilustra como somos egoístas em relação a Deus. Ele nos dá muitas bênçãos diárias. Mesmo assim, e com frequência, nós não conseguimos apreciá-las como deveríamos. Até pensamos em agradecer, mas permanecemos no reino do “quase”, colocando nossos desejos acima da ação de graças a Deus. Luís Fernando Veríssimo, escritor brasileiro, afirma que “quase” pode trazer incerteza e desilusão porque, infelizmente, nos lembra de tudo o que poderia ter sido. O “quase” se aproxima da marca, mas não a atinge. Eu concluiria que a pessoa que quase agradeceu, nunca realmente agradeceu.

Por que oramos fervorosamente por bênçãos e, quando elas chegam, somos negligentes em agradecer adequadamente a Deus por elas? Paulo diz que precisamos agradecer em tudo, pois esta é a vontade de Deus para nós. Infelizmente, muitos de nós tropeçamos no “quase”, deixando o “agradecimento” para mais tarde, e isso se perde.

Cara amiga, apesar de Deus ser dono de tudo, Ele ainda Se inclina em misericórdia para receber com alegria a nossa ação de graças pelas bênçãos recebidas. Não vamos “quase” agradecê-Lo. Vamos dar a Ele o nosso coração. Tenha um coração agradecido, porque um coração quase grato é um coração que nunca realmente agradeceu.

Carmem Virgínia dos Santos Paulo