Sexta-feira
08 de novembro
Quem é Jesus para você?
Indo Jesus para os lados de Cesareia de Filipe, perguntou a Seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do Homem? Mateus 16:13

O grande evangelista Dwight Moody dirigia uma série de conferências, e um casal de idosos decidiu convidar um vizinho para participar. Porém, o homem não se interessou pelo tema. Sabendo de sua apreciação por boa música, eles o convidaram para assistir à apresentação musical do culto.

Na noite combinada, ele foi ao programa, sentou-se na última fila e ouviu a música especial. Quando Moody começou a pregar, ele tapou os ouvidos, demonstrando desinteresse. Não demorou, e uma mosca pousou em seu nariz. Ele tentou afastá-la de todas as maneiras, mas não deu certo. Tirou uma das mãos do ouvido para espantá-la exatamente no momento em que Moody perguntava: “Quem é Jesus para você?” O vizinho tapou novamente o ouvido, mas a pergunta não saiu de sua mente. A reflexão acabou sendo tão profunda que ele voltou outras noites e, durante o encerramento da programação, ele foi batizado.

Nas mãos de Deus, uma pergunta pode mudar vidas. Por isso, Jesus perguntou aos discípulos: “Quem diz o povo ser o Filho do Homem?” (Mt 16:13). Depois de eles responderem sobre o que o povo pensava, Jesus foi mais longe: “Mas vós, […] quem dizeis que Eu sou?” (v. 15). Pedro tomou a palavra e respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (v. 16).

Esse diálogo de Jesus com os discípulos revela algo maravilhoso. Não é a posição social que nos qualifica para sermos cheios do Espírito e agentes transformadores do mundo. Títulos, diplomas, liderança, nome, sobrenome ou dinheiro podem até impressionar as pessoas, mas não transformam vidas. Só há um caminho: conhecer Jesus, ser transformado por Sua graça, encantar-se por Seu amor e ser fortalecido por Seu Espírito. O poder do cristianismo apostólico vem da pessoa de Cristo. Somente quando nos entregamos a Ele, somos transformados e transformamos o mundo.

Não podemos nos esquecer do que disse Ellen White: “Sua esperança não está em si mesmo, mas em Cristo. […] E ao amá-Lo, imitá-Lo e depender inteiramente Dele é que você se transforma à Sua semelhança” (Caminho a Cristo, p. 70).

Se Cristo for o primeiro em sua existência, você será um poderoso instrumento para transformar muitas vidas.