Quinta-feira
21 de novembro
Você é o que pensa
Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. Filipenses 4:8

O cérebro humano é uma das maravilhas da criação. Pesa aproximadamente 1.200 gramas e conta com quase 100 bilhões de neurônios. Cada neurônio pode se ligar a outros 10 mil, resultando em incalculáveis possibilidades de conexão.

Seu papel é vital na vida humana. Além de ser a fonte do raciocínio e dos pensamentos, ele também dirige as atividades do corpo. Segundo Ellen White, a relação entre a mente e o corpo é “muito íntima” (A Ciência do Bom Viver, p. 241).

Essa obra-prima da criação é o único meio pelo qual Deus “pode Se comunicar com o homem e influenciar sua vida” (Conselhos Sobre Saúde, p. 616). Por isso, a “mente deve ser mantida clara e pura para que possa distinguir entre o bem e o mal” (Mente, Caráter e Personalidade, v. 1, p. 328). Quanto mais lúcida ela estiver, mais facilmente reconhecerá a voz do Espírito Santo. Se estiver impura, doente ou cansada, a comunicação ficará prejudicada, e nos tornaremos mais vulneráveis. Não podemos nos esquecer de que o grande conflito entre Cristo e Satanás é uma luta pela conquista da mente. O inimigo também está atento a isso.

Tudo começa com os pensamentos. Por conta disso, o conselho inspirado é muito claro: “Quem não deseja cair nas armadilhas de Satanás deve guardar bem as vias de acesso à mente, evitando ler, ver ou ouvir qualquer coisa que sugira pensamentos impuros. Nossos pensamentos não devem ser deixados a divagar à toa em qualquer assunto que o inimigo possa sugerir” (Atos dos Apóstolos, p. 518).

Em outras palavras, “tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Fp 4:8). Quanto mais consagrados forem os pensamentos, mais purificadas serão as atitudes, porque não somos o que pensamos ser, mas somos o que pensamos.

Somos convocados por Deus a uma renovação de nossa mente (Rm 12:2). Esse é o primeiro passo para a vitória sobre a tentação e os maus hábitos. Faça isso com a Bíblia aberta e os joelhos dobrados, na presença do Senhor. Só assim suas atitudes estarão em sintonia com a vontade Dele.