Sexta-feira
08 de novembro
Espirais
Certamente o Senhor Soberano não faz coisa alguma sem revelar o Seu plano aos Seus servos, os profetas. Amós 3:7

Se uma função espiral logarítmica é formada pela rotação de uma curva fechada em torno de um eixo fixo, a forma da curva permanece fixa, mas seu tamanho cresce em uma progressão geométrica. Torceu o cérebro? Isso aí é uma definição da espiral logarítmica. Deus não economizou nas formas espiraladas. A haste de uma samambaia, um ciclone ou as conchas dos caramujos mais simples revelam estruturas perfeitas em espiral. Isso você pode ver no seu jardim.

Se no momento em que uma onda atinge seu ponto máximo de crescimento pudesse ser fatiada transversalmente, e congelada, revelaria uma espiral logarítmica, a mesma curva dos caramujos.

Os caramujos e outros moluscos gastrópodes apresentam sua casa, a concha onde moram, com uma variação infinita de desenhos, formatos e cores.

O náutilo, único polvo que vive em uma concha, tem a espiral formada a partir de uma série de câmaras que vão diminuindo em direção ao interior. As cerca de 40 divisões internas que formam a concha obedecem a uma progressão matemática perfeita, em relação ao volume das câmaras. O cientista Albert Einstein passou várias noites sem conseguir dormir, depois de examinar o náutilus. A perfeição de sua espiral logarítmica o deixou perplexo.

As espirais logarítmicas continuam a ser um mistério para a ciência. Mas quem conhece a Deus sabe que Ele fez isso. Os filhos de Deus participam de Seus planos, e por intermédio dos profetas Ele conta Seus mistérios. Ele revelou muitas coisas relacionadas à nossa salvação. O objetivo é aumentar nossa confiança Nele. “Estou lhes dizendo antes que aconteça, a fim de que, quando acontecer, vocês creiam que EU SOU” (João 13:19).

Noé foi avisado do Dilúvio (Gênesis 6); Daniel viu o surgimento e a queda dos grandes impérios mundiais e o estabelecimento do reino de Deus (Daniel 2); Miqueias profetizou o lugar do nascimento de Jesus (Miqueias 5:2); Isaías profetizou o nascimento de Jesus e Seu sofrimento (Isaías 9:6 e capítulo 53); Enoque profetizou a segunda vinda de Jesus (Judas 14); João viu a Nova Terra (Apocalipse 21). Quem não inclui a Deus em seu projeto de vida perde o sono à simples constatação da perfeição dos seres inferiores. A Seus filhos, porém, Deus revela Seus segredos.