Quinta-feira
21 de novembro
Outras histórias de aranhas
Já estás cansada com a multidão das tuas consultas! Levantem-se, pois, agora os que dissecam os céus e fitam os astros, os que em cada lua nova te predizem o que há de vir sobre ti. Isaías 47:13 (ARA)

Aracne era uma menina pobre a quem a deusa Atena ensinou a arte da tapeçaria. Um dia, a aluna disse que sabia mais do que a professora. Atena a desafiou para um concurso, mas foi vencida. Furiosa, destruiu o trabalho de Aracne e transformou-a em uma aranha condenada a fiar e a tecer para sempre. (Aracnídeo, o nome científico das aranhas, tem origem na lenda grega de Aracne).

O desenho de uma cruz nas costas da aranha de jardim fez com que os cristãos medievais tivessem um grande respeito por aranhas; os muçulmanos evitam matar aranhas, pois o Corão diz que Maomé foi salvo de inimigos ao se esconder em uma caverna onde uma aranha teceu uma teia que fechou a entrada. Em Gana, Oeste da África, conta-se que vive Anansi, metade homem e metade aranha. Quando está em perigo, transforma-se em uma grande aranha negra e escala os lugares mais altos para se proteger em uma teia.

Na Idade Média, uma aranha viva pendurada no pescoço evitava doenças; em Kentucky, Estados Unidos, passar perto de uma teia de aranha significa ter um bom dia; em algumas regiões da China, achar uma aranha pendurada na ponta de um fio de seda é sinal de visita chegando, e pequenas aranhas lançadas sobre os noivos, dão sorte. Assim pensa o povo de Bengala, Índia. Tudo isso é superstição.

Algumas lendas são interessantes e delas se tiram lições como se fossem parábolas. As superstições, porém, estão ligadas a crendices e são baseadas no medo ou na ignorância religiosa. Algumas: passar sob uma escada, gato preto, sexta-feira 13, saudar alguém cruzando as mãos. Tudo isso dá azar. O caixão funerário daqueles que entravam ou saíam de casa pela janela não passa pela porta. Tem gente que não sai de casa sem antes consultar o horóscopo.

Diziam que, por azar, a parte do pão onde passamos manteiga sempre cai para baixo. Mas a física explica o fato: além de a manteiga aumentar o peso dessa parte do pão, a altura de onde cai a fatia também contribui para isso. Sorte e azar são conceitos que deixam a vida ao sabor do acaso. Quem confia em Deus não precisa se preocupar com superstições, sorte ou azar. Pode crer: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8:31).