Quinta-feira
12 de dezembro
A razão da esperança
Estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós. 1 Pedro 3:15

A Bíblia tem orientações claras sobre como devemos compartilhar nossa fé. Segundo o apóstolo Pedro, um testemunho completo e convincente sempre deverá manter o equilíbrio entre fé – “esperança que há em vós” – e razão – “estando sempre preparados para responder”.

A palavra traduzida por “responder” (apologian) originou a palavra “apologia”. De acordo com o teólogo W. C. Taylor, o sentido de “responder” tem a ver com uma defesa forense, ou seja, um discurso de defesa perante um tribunal. Isso significa que devemos estar preparados para argumentar em defesa de nossa fé. É claro que cada palavra precisa estar temperada com amor e respeito, mas nunca aceitando que a mensagem seja distorcida ou mal compreendida.

Argumentar sobre nossa fé vai além de um estudo bíblico rápido. É resultado de preparo consciente, respostas inteligentes, ideias bem articuladas e crenças bem organizadas. Uma fé inteligente está baseada em uma teologia bíblica sólida e usa os melhores recursos do conhecimento para atingir o coração daqueles que buscam saber a razão da esperança que há em nós. E não poderia ser diferente, porque tão ruim quanto não crer é crer sem saber o porquê.

Na prática, a razão é muito útil para compreender os mais diversos temas bíblicos. Apenas um exemplo: Como podemos saber se um profeta é verdadeiro? Há pelo menos quatro critérios ou argumentos racionais e que podem ser confirmados: (1) Suas predições se cumprem (Jr 28:8). (2) O que ele diz está em harmonia com a Bíblia (Is 8:20). (3) A vida do profeta está de acordo com a vontade de Deus (Mt 7:15-20). (4) O profeta testemunha a respeito da natureza divino-humana de Jesus Cristo (1Jo 4:1-3). Observe que os quatro pontos acima compõem um quadro argumentativo lógico, baseado na Bíblia, para defender uma crença cristã fundamental.

Uma fé lógica pode iluminar mentes inseguras, superficiais e que estejam em conflito. Deus espera que estejamos preparados a qualquer momento para compartilhar a razão da fé que há em nós: “Todo o Céu está à espera de homens e mulheres por cujo intermédio Deus possa revelar o poder do cristianismo” (Atos dos Apóstolos, p. 600).

Devemos compartilhar nossa esperança com amor, mas também com uma fé inteligente. Esteja sempre pronto para explicar por que crê no que crê e por que vive como vive.