Segunda-feira
23 de dezembro
Ele virá
Na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos. Tito 1:2

Durante todo o ano falamos sobre nossa esperança, mas 2019 está terminando e ainda estamos aqui. Parece que o relógio de Deus está atrasado e que Jesus já deveria ter voltado para colocar um fim em tanta dor e sofrimento. Se esse aparente atraso o incomoda, é porque a esperança continua viva.

A própria contagem de tempo é interessante. Afinal, já passaram dois mil anos desde que Jesus fez a promessa, mas apenas 175 desde que nossa esperança foi resgatada e começou o tempo do fim. A grande questão é que, até 1844, havia profecias com tempo definido, mas, a partir de então, de acordo com Ellen White, “nossa posição tem sido a de esperar e vigiar, sem proclamações de algum tempo para se interpor entre o fim dos períodos proféticos em 1844 e o tempo da vinda de nosso Senhor” (Eventos Finais, p. 36). Portanto, não existe atraso no relógio de Deus.

O próprio Jesus deixou claro que haveria alguma demora. A parábola das dez minas foi contada para corrigir a ideia de que “o reino de Deus havia de manifestar-se imediatamente” (Lc 19:11). Na parábola dos lavradores maus, Jesus disse que certo homem “ausentou-se do país por prazo considerável” (Lc 20:9), mostrando que Sua volta não seria imediata. Na parábola das dez virgens, o noivo chega tarde, à “meia-noite” (Mt 25:5, 6). Na parábola dos talentos, um homem se ausenta do país e, “depois de muito tempo” (Mt 25:19), volta para ajustar conta com seus servos.

Mesmo assim, desde os dias dos pioneiros, temos esperado intensamente. Então por que Jesus ainda não voltou? Para alguns, Ele não virá até que a igreja aceite e pregue algum ponto mais específico da mensagem. Outros acreditam que o atraso tem a ver com a necessidade de um reavivamento, ou que a maioria da igreja deve alcançar a perfeição de caráter. Entretanto, temos crido que Ele virá quando o “evangelho do reino” for pregado a todo o mundo (Mt 24:14).

Mais importante do que discutir as possíveis razões do atraso é manter a atitude correta. Enquanto Ele não vem, precisamos intensificar a busca pela comunhão e aumentar o compromisso com a missão. Isso nos dará a motivação e o apoio necessários para continuar esperando pelo tempo de Deus. Permaneça firme, sem se distrair com o atraso e renove a certeza de que Ele virá no tempo certo.