Segunda-feira
02 de dezembro
Sombras e cores
Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Mateus 7:15

Silêncio movimentos calculados, olhos e ouvidos atentos. Esses elementos são essenciais para quem deseja observar a natureza. Quem entra aos solavancos, gritando e correndo em uma floresta ou um bosque não vê, não ouve nem percebe nada. O chão da mata é uma enorme mistura de folhas em decomposição, raízes e gravetos. Insetos e outros pequenos bichos usam os disfarces mais curiosos enquanto aguardam silenciosamente uma presa ou se escondem dos predadores. Entre sombras e cores você pode ver:

Um louva-a-deus marrom, cujas asas são iguais a duas folhas secas; um percevejo assassino coberto com restos de excrementos e outras porcarias; um grilo disfarçado de folha podre; uma aranha quase verde, parada em cima de uma folha verde.

A técnica de camuflagem dos bichos é muito criativa, mas a tática para agredir outro bicho é mais inteligente ainda. Os predadores que se disfarçam não atacam de imediato suas presas. Eles permanecem parados e esperam até que a vítima esteja quase em cima deles. Só atacam quando têm certeza de não errar o bote. Depois, é como se a imagem fosse congelada em uma tela de TV. O bicho para e volta a se misturar com a terra, gravetos ou folhas mortas. Restam cores e sombras.

O verso de hoje é um alerta de Jesus contra os falsos profetas. Assim como existe bicho falso, dinheiro falso, gente falsa, falsidade, médico falso e falso professor, há também cristão falso, pastor falso e profeta falso. Para não cair na rede dos falsos profetas é só seguir a orientação de Cristo:

1. O que a pessoa diz está em contradição com a Bíblia? “À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva” (Isaías 8:20, ARA); 2. O que o profeta falou aconteceu? Lembre-se de que Satanás pode fazer predições de curto prazo. O falso Samuel, por exemplo, disse que Saul morreria no dia seguinte. E Saul se matou no dia seguinte (ver 1 Samuel 28:19, 31:5); 3. Quais são os frutos da vida do profeta? Pelos seus frutos, disse Jesus, os conhecereis (ver Mateus 7:16, 20).

Como os bichinhos da floresta se confundem com o ambiente, o falso profeta também se camufla com a verdade. Ele nunca chega dizendo: “Cuidado comigo!” O disfarce sempre existe. Mas fique firme com o que a Bíblia ensina. Guiando-se por ela não há como ser enganado.