Terça-feira
14 de janeiro
Jovens comprometidos
Mas há alguns judeus que nomeaste para administrar a província da Babilônia, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que não te dão ouvidos, ó rei. Não prestam culto aos teus deuses nem adoram a imagem de ouro que mandaste erguer. Daniel 3:12

Deus sempre honra Seus compromissos. Prometeu estar sempre com quem O ama; Ele cumpre Sua parte no trato. Devemos ser assim também. Os três jovens hebreus eram comprometidos com os valores do reino de Deus. Eles são um modelo para nós. Compromisso significa pagar o preço, ter convicção, projetar as consequências e assumir os riscos.

Nabucodonosor escolheu rapazes para serem treinados em Babilônia. Entre eles, destacam-se os três amigos de Daniel. Eles foram treinados, capacitados, provados e aprovados pelo rei. O que encontramos na vida deles que os torna especiais? Você logo sabe a reação do mundo quando resolve se comprometer. O compromisso é uma fonte de poder pessoal que libera sua coragem para enfrentar qualquer situação de risco.

Em Daniel 3, um problema muito sério é apresentado. O rei mandou erguer uma estátua de ouro, e toda a multidão se ajoelhou diante da estátua, exceto os três jovens judeus. Para tomar uma posição assim, é preciso que a pessoa seja comprometida.

Sabe o que acontece quando nos comprometemos? As pessoas percebem o que está acontecendo. Enquanto você não tem nenhum compromisso, não é ninguém; é como o resto, imperceptível. Mas, no momento em que se torna comprometido, você aparece, as pessoas percebem seus atos. Quando a música começou em Babilônia, todos se ajoelharam, exceto os três rapazes. E todo mundo notou.

Falando sobre a necessidade de homens assim hoje, Ellen White escreveu: “A maior necessidade do mundo é a de homens — homens que não se comprem nem se vendam; homens que, no íntimo de seu coração sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é certo, ainda que caiam os céus” (Educação, p. 57).

Em nome de Jesus, não negocie sua consciência. Permaneça firme. Deixe os resultados nas mãos de Deus. Cuide de seu compromisso, e Deus cuidará de você.