Terça-feira
14 de janeiro
Amigas de oração
Orem continuamente. 1 Tessalonicenses 5:17

Mudamos para Maringá, Paraná, em 2010. Meu esposo iria trabalhar no escritório da Associação Norte-Paranaense. Passamos a morar em uma agradável casa, ao lado de uma família cujo esposo trabalhava no mesmo escritório. Fizemos uma boa amizade. Lílian era o nome da minha vizinha.

Passado algum tempo desde que nos tornamos amigas, Lílian começou com uma atitude que, a princípio, achei um tanto estranha. No meio da manhã, ela tocava a campainha de minha casa. Quando eu a convidava para entrar, ela perguntava: “Podemos orar?” Eu dizia que sim. Em seguida íamos à sala, ela relatava seus pedidos, e eu fazia o mesmo. Então intercedíamos uma pela outra. Ao final, ela me dava um abraço e voltava para casa. À tarde, novamente a campainha tocava, e ela fazia a mesma coisa.

Todos os dias isso se repetia. E eu ficava pensando: “Mas já oramos… Orar novamente?” Entretanto, aqueles momentos de oração ao longo do dia eram muito especiais.

Em um determinado dia, o Espírito Santo trouxe à minha mente o texto bíblico de 1 Tessalonicenses 5:1?: “Orem continuamente.” Sempre achei que esse verso se referisse ao fato de passar o dia conectada com Deus, mas agora estava sendo ensinada que também precisamos parar nossas atividades e termos momentos especiais de oração. Além desse ensinamento tão valioso, aprendi o que significa ter uma “amiga de oração”. Que coisa incrível é ter alguém que ora com você e por você.

No ano seguinte, passamos a orar juntas nas madrugadas. Às 5 horas da manhã, íamos uma à casa da outra e, durante 40 a 60 minutos, podíamos orar sem as preocupações comuns de mães e donas de casa. Quanta transformação alcançamos, quantas bênçãos, quantas lágrimas, quanto poder espiritual!

No meio daquele ano, a família da Lílian foi transferida para servir em outro estado do Brasil, mas até hoje continuamos ligando às 5 horas da manhã para orarmos juntas.

Ellen White fez uma linda reflexão sobre esse hábito: “Enquanto empenhados em nosso trabalho diário, devemos erguer a alma ao Céu em oração. Essas silenciosas petições ascendem como incenso perante o trono da graça; e o inimigo é confundido. O cristão cujo coração é assim firmado em Deus, não pode ser vencido. Nenhuma arte maligna pode destruir-lhe a paz. Todas as promessas da Palavra de Deus, todo o poder da graça divina, todos os recursos de Jeová estão empenhados em garantir-lhe o livramento. Foi assim que Enoque andou com Deus. E Deus era com ele, um socorro bem presente em todas as ocasiões de necessidade” (Mensagens aos Jovens, p. 249).

Wélida Dancini