Sexta-feira
27 de março
Onde está Deus?
Então pensei: A razão da minha dor é que a mão direita do Altíssimo não age mais. Salmo 77:10, NVI

O Salmo 77, de autoria de Asafe, é a súplica de um israelita que, sentindo as dificuldades sob as quais vive, clama em busca de Deus. Em desespero, imagina que o Senhor abandonou Seu povo e tenta encontrar uma luz que ilumine o caminho escuro. Então expressa o profundo sentimento de desamparo nas palavras do verso para nossa reflexão neste dia: “A razão da minha dor é que a direita do Altíssimo não age mais.” Essa não é a única versão do texto.

Por exemplo, a Nova Tradução na Linguagem de Hoje traduz assim esse verso: “O pior de tudo é que o Deus Altíssimo não quer nos ajudar mais como antes.” Há outras referências no sentido de que Deus deteve Sua bondade ou fechou a mão. Seria totalmente fora de propósito imaginar que esse tenha sido o caso. São muitas as promessas que Ele nos faz, garantindo-nos exatamente o contrário: “Eu, o Senhor, não mudo” (Ml 3:6); “Pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, Eu, todavia, não Me esquecerei de ti.”; “Porque Eu, o Senhor, teu Deus, te tomo pela mão direita e te digo: Não temas, que Eu te ajudo” (Is 49:15; 41:13). “Porque os montes se retirarão, e os outeiros serão removidos; mas a Minha misericórdia não se apartará de ti” (Is 54:10).

Apesar disso, em nossa fraqueza humana, à semelhança de Asafe, também temos nossos momentos de hesitação e perplexidade. Pode ser que você esteja passando por isso agora. Qual é o motivo pelo qual lhe assalta a tentação de pensar que a mão do Senhor não mais age em seu favor? Não consegue emprego? O casamento está desmoronando? Algum filho se enveredou pelos descaminhos da vida? Está cansado de orar sem obter respostas? O resultado do exame médico foi devastador? Não se desespere! “‘Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro’” (Jr 29:11, NVI). A mão divina continua agindo, como sempre.

Foi a lembrança dos feitos de Deus no passado que tirou Asafe da crise. Assim, voltou a ter esperança e confiança no Senhor. O salmista descobriu que o que causa maior sofrimento a um filho de Deus é pensar que Ele tenha deixado de agir.