Terça-feira
07 de abril
Amigo
Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão. Provérbios 17:17

A vida é feita de relacionamentos. Relacionamo-nos com a família, os vizinhos, colegas de trabalho e os amigos. Trazemos essa necessidade de relacionamento desde que nascemos. De fato, está em nosso DNA: não podemos viver isolados. Francis Bacon disse: “Não há solidão mais triste do que a do homem sem amizades. A falta de amigos faz com que o mundo pareça um deserto.” Cícero, o grande orador romano, chegou a refletir: “Existirá algo mais agradável do que ter alguém com quem falar de tudo como se estivéssemos falando conosco mesmos?”

Além de realçar a qualidade do amor de um verdadeiro amigo, Salomão afirmou: “Algumas amizades não duram nada, mas um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão” (Pv 18:24, NTLH). Há pessoas que têm facilidade para fazer amigos. Outras tomam poucas iniciativas nesse sentido, o que não significa que não apreciem tê-los. Embora sendo reservadas e tímidas, basta que se toque a campainha de seu coração e estarão prontas para escancarar as portas dele para novas amizades.

Pesquisas têm revelado o valor da amizade, mas não se impressione se seu perfil na rede social abriga números estratosféricos de amigos. De acordo com o antropólogo britânico Robin Dunhar, o máximo de amigos que podemos ter em mente é 150. Mesmo assim, dentro desse número, há uma variante entre cinco, 15 e 50, na qual estão os mais, os mais ou menos e os menos íntimos e próximos. Para mantê-los, será preciso pelo menos fazer uma ligação a cada 15 dias e nunca deixar de retornar os contatos recebidos quando for o caso.

A amizade também contribui para elevar a autoestima, melhorar o estado depressivo e a condição cardíaca, o otimismo, entre outros benefícios. “Não dispor de uma rede social de apoio é um fator de mortalidade mais potente que a obesidade ou uma vida sedentária”, afirma a psicóloga Julianne Holt-Lunstad, da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos (“10 verdades que os cientistas dizem sobre a amizade”, Exame [on-line], 12/8/2014).

Davi e Jônatas, Paulo e seus colaboradores têm sido ótimos exemplos de amizade na Bíblia. Deus mesmo falava com Moisés como a um amigo (Êx 33:11). A Abraão Ele chamou de “Meu amigo” (Is 41:8). O amigo está presente em toda e qualquer situação. Na adversidade, ele surge como um irmão. Que privilégio ter amigos assim! E não é difícil consegui-los. De fato, é muito simples. É justamente como diz a bela composição de Valdecir Lima e Lineu Soares: “Seja um!”