Sexta-feira
27 de março
Obedeça a seus pais
Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. Efésios 6:1

A palavra obedecer significa “dar ouvidos a”. Estou convencido de que aprendemos ouvir a voz de Deus primeiramente por meio da voz de nossos pais. Em geral, o jovem que entra na idade adulta com confiança foi educado pelos pais sobre como lidar com as questões da vida. Se você foi abençoado com a presença de pai e mãe por perto, com certeza pode ouvir seus conselhos, receber seu apoio e ter sua orientação. Filhos felizes e abençoados são aqueles que ouvem e obedecem a seus pais.

Os filhos têm a obrigação de honrar os pais de maneira que Deus seja glorificado. O quinto mandamento é um freio contra a tendência de negligenciar os pais. E isso nos acompanha ao longo da vida. Na infância, somos egoístas; na adolescência, achamos que os pais são ignorantes incorrigíveis; na juventude, somos quase consumidos por nossos sonhos e projetos de vida; na fase adulta, pensamos na carreira e no estabelecimento da família; na meia-idade, os pais idosos em geral precisam de cuidados especiais.

Contudo, quem não aprendeu a respeitar a autoridade dos pais não terá respeito por Deus. O filho que tem um ouvido sensível seguramente terá um coração obediente. “A obediência […] é o verdadeiro sinal de discipulado” (Caminho a Cristo, p. 60). Somos discípulos de nossos pais. “Discípulo” e “disciplina” são derivados da mesma raiz. Todo discípulo é bem disciplinado. As impressões digitais dos pais estão espalhadas na vida dos filhos e podem ser vistas em seu caráter.

Sou o pai abençoado de dois filhos jovens. Posso garantir que é maravilhoso saber que meus filhos me ouvem. Todo filho precisa estar aberto ao conselho e à repreensão dos pais. O filho que dá maior atenção aos conselhos dos pais terá mais chances de ouvir a voz de Deus. Se uma mãe piedosa diz: “Filho, não estou gostando dessas amizades!”, abra os ouvidos e o entendimento. Você pode estar ouvindo a voz de Deus.

Enquanto não cortar o cordão umbilical e começar a viver por conta própria, você deve obediência a seus pais. Se tem algo errado entre vocês, converse com eles. A iniciativa do diálogo deveria partir dos pais, mas alguns não conseguem fazer isso. Então, busque aproximação, intimidade e amor com eles. Pais e filhos devem ser aliados na vida.

Diga a Deus que você vai procurar ser um filho obediente e temente ao Senhor. Você será muito abençoado! Quem foi criado sob o guarda-chuva de pais amorosos e sábios foi abençoado para a eternidade (Pv 13:22).