Terça-feira
07 de abril
A vontade permissiva de Deus
Eu formo a luz e crio as trevas, promovo a paz e causo a desgraça; Eu, o Senhor, faço todas essas coisas. Isaías 45:7

Deus tem um plano piloto para nossa vida. Podemos ter a certeza de que tudo o que Ele faz é para o nosso bem. Quando olhamos para trás, vemos Sua mão conduzindo nossa vida. Quando olhamos para a frente, podemos confiar na guia divina.

Como não existem acidentes para Deus, nós ficamos com um dilema: Como conciliar a vontade divina e a responsabilidade humana? É aí que entra a vontade permissiva de Deus. Isso significa que Ele permite que determinadas coisas aconteçam. Por exemplo, Deus não causou o sofrimento de Jó, mas permitiu que ele passasse por tudo o que passou. Não posso entender por que Ele fez isso, mas Ele é Deus. Ele faz o que quer. Ele pode fazer o que quiser com qualquer um de nós. Deus nunca leva a mão à cabeça e diz: “Ops, o que houve aqui?” Não. Nada Lhe escapa; nem o menor detalhe de nossa vida.

Então quer dizer que devemos sentar, relaxar e deixar que Ele faça o que quiser de nossa vida, porque as nossas escolhas não têm nenhuma importância? Alto lá! A ação de Deus não nos exime da responsabilidade pessoal por nossas ações.

A vontade de Deus não é a única a gerar situações no Universo. Para que o homem pudesse ser um agente moral com poder de escolha, ou seja, um ser livre, a possibilidade do mal teve que existir. Vocês se lembram que Deus colocou no centro do Éden a árvore do bem e do mal. Adão e Eva receberam informações suficientes para fazer a escolha. Quando permitiu a possibilidade da existência do mal, Deus dotou o ser humano de vontade moral, para escolher fazer Sua vontade ou não. Deus não causa, autoriza nem aprova o mal, mas o exercício da vontade acarreta consequências. José entendeu isso quando analisou o mal que seus irmãos lhe causaram. Ele disse: “Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos” (Gn 50:20).

Achar que Deus predetermina todos os acontecimentos é abrir mão de nossa liberdade de escolha. Ele é bom e nos deu um cérebro. Além disso, nos mostrou em Sua Palavra o caminho pelo qual devemos seguir. Precisamos aprender a assumir os riscos de nossas decisões.