Quinta-feira
21 de maio
Ele é o meu Deus
Porque a Seus anjos Ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos. Salmo 91:11

Era o ano de 2014 quando minha mãe, em consulta médica, foi aconselhada a procurar um oncologista para investigar uma “bolinha” na parte inferior da sua mandíbula. Por não ter convênio médico, tivemos uma longa caminhada para que todo o processo de consultas, exames e biópsias se concretizasse, resolvendo-se somente em 2015.

Com a cirurgia realizada e passados alguns dias, veio a confirmação de um câncer, chamado carcinoma epidermoide. Como sou da área da enfermagem, pensei e orei: “Senhor, como contar sobre esse diagnóstico sem que ela se desespere?” Consegui contar à minha mãe, encorajando-a e preparando-a para o que iria acontecer.

Três meses depois, iniciaram-se os tratamentos de radioterapia e quimioterapia. Corria tudo bem até que, na última sessão de quimioterapia, minha mãe começou a ficar muito debilitada. No terceiro dia após a quimioterapia, precisamos levá-la à emergência do hospital. Chegando ali, fiquei aflita, pois o número de pessoas era imenso. Então orei: “Senhor, como vamos ser atendidas com rapidez com esta sala superlotada? Por favor, nos ajude!”

Imediatamente, surgiu um enfermeiro com uma cadeira de rodas, e eu disse: “Moço, por favor, minha mãe está desfalecendo. Não sei o que há com ela.” Mais que depressa, ele a colocou na cadeira e pediu que eu o acompanhasse. Entramos na emergência, e já começaram a pedir exames. Minha mãe piorou. Então eu disse a Deus que, embora desejasse sua cura, a entregaria em Suas mãos para o descanso ou para a vida.

Não sei explicar o que senti porque Seu toque é o melhor sentimento do mundo! Passei quatro horas ali até que ela conseguisse ficar sozinha. A luta foi grande. Ficamos de março a julho entre idas e vindas do hospital. Muitos milagres aconteceram com minha mãe, que adquiriu um hábito no hospital. Antes de eu sair, todos os dias, ela pedia para que lêssemos o Salmo 91. Nós líamos e orávamos. Vivemos no hospital o que o verso desse salmo diz: “Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido.”

Hoje, ela está bem. Graças a Deus! Ainda continua se tratando, pois só tem um rim que funciona 33%. Quanto aos exames oncológicos, não detectaram mais nada de câncer.

Deus quer nossa salvação, mas também quer que sejamos fortes e corajosos, prontos a ajudar cada pessoa que encontramos. Precisamos orar e entregar a todos – familiares, amigos ou desconhecidos – aos cuidados de Deus. Essa é uma forma de partilhar um pouco do Seu grande amor.

Daniele Lemos Gomes Pino