Sexta-feira
22 de maio
Doce mistério
Pois o amor é tão forte quanto a morte. Cântico dos Cânticos 8:6

Nós, cristãos, deveríamos ser os maiores especialistas sobre o amor. Afinal, dizemos que conhecemos o Amor em pessoa. Esse Deus de amor nos fez com a capacidade de amar. Você já parou para pensar sobre o amor de Deus e o amor que você sente por alguém? Qual é a relação entre esses dois tipos de amor? O único amor que você possui é o que recebe Dele. Você ama porque foi criado para isso. Todo seu ser foi planejado para dar e receber amor: o de Deus e o dos outros.

O amor vai muito além das emoções. O amor não é um sentimento que fabricamos e passamos a distribuir a quem nos interessa. Algum amigo já lhe contou que conheceu uma garota maravilhosa? Ele descreve a beleza dela, fala de seu sorriso arrebatador
e de seu jeito contagiante de ser. Algum tempo depois, você conhece a garota dos sonhos de seu amigo, e ela não impressiona você como o impressionou. Então você se pergunta: “Mas o que ele viu nela?” O coração tem mistérios que só Deus conhece. Deus nos fez únicos e diferentes. Ele deu a cada um de nós uma sensibilidade única. E cada um tem a própria história.

Em Provérbios 30, o sábio se maravilha com “o caminho do homem com uma moça” (v. 19). O caminho a dois nasce diferente para cada casal. Cada história de amor é única. O sábio refletia em como duas pessoas que se conhecem, se apaixonam e se unem com ideias e sonhos tão diferentes, conseguem realizar uma caminhada de vida. Para ele, esse caminho era misterioso. Todo romance entre um homem e uma mulher é um doce mistério.

O amor também tem uma força impressionante, pois “é tão forte como a morte”
(Ct 8:6). O amor e a morte têm a mesma força, com a capacidade de ferir e doer. Por isso, no casamento, os noivos prometem ficar unidos até que a morte os separe. Essa frase do voto matrimonial está baseada na afirmação bíblica: “Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe” (Mt 19:6). De acordo com esse princípio, o casamento é uma aliança perpétua e indissolúvel. Como o amor une duas pessoas? É um mistério que só Deus conhece! Peça a Deus para ajudar você a viver o amor que vem Dele.