Sábado
23 de maio
Paixão por Cristo
Se alguém vem a Mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a Mim, não pode ser Meu discípulo. Lucas 14:26

Nunca precisei provar minha paixão por Jesus; não da forma como os primeiros cristãos faziam. No passado, bastava apenas que a pessoa declarasse sua fé em Cristo e estaria condenada. Muitos foram presos, torturados, lançados na fogueira e serrados ao meio.

No verso de hoje, Jesus não está atacando as relações familiares. Em realidade, Seu objetivo é indicar que nenhum laço terreno, por mais íntimo que seja, pode ocupar o espaço que pertence a Ele. Jesus não está pedindo nada demais. Se Ele não merece todo o nosso coração, quem o merecerá? Ele veio à Terra e nos deu todo o Seu coração.

Em uma das maiores declarações de fé da Bíblia, Paulo disse: “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no Filho de Deus, que me amou e Se entregou por mim” (Gl 2:20).

Jesus deve ser nossa maior paixão, o Amado de nossa alma. Quanto mais tempo passamos com Ele, mais O conhecemos. E quanto mais O conhecemos, mais O amamos. Só em Sua companhia aprendemos a responder ao grande amor que Ele dedica a nós.

Na carta à igreja de Éfeso, Paulo afirma que Cristo está no Céu, e o crente está em Cristo. Nosso coração precisa estar onde está nosso Amado. Mas, quando João escreveu à igreja de Éfeso anos depois, fez esta acusação: “Você abandonou o seu primeiro amor” (Ap 2:4).

Por mais incrível que pareça, é possível amar o trabalho na igreja e não amar Jesus. Porém, não devemos aceitar essa condição. Nossa paixão por Cristo deve estar acima de uma causa e até da família, que é o bem mais precioso que possuímos. Posso garantir uma coisa: amar a Jesus fará de você um cristão radiante. O amor é custoso e prazeroso. Dá trabalho amar, mas não há nada mais gratificante e significativo na vida. Jesus é a prova disso. Façamos igual a Ele.