Quarta-feira
03 de junho
Compatibilidade espiritual
Não se ponham em jugo desigual com descrentes. 2 Coríntios 6:14

Essa ordem divina não é arbitrária nem discriminatória. Deus está apresentando Sua sabedoria soberana. É o amor protetor Dele expresso de maneira prática.

O inimigo nos tenta com diferentes tipos de pecados para nos afastar de Deus e destruir nossa vida. Em 2 Coríntios 6:14 a 16, Paulo faz cinco perguntas sobre jugo desigual. Ele quer saber que comunhão pode haver entre justiça e maldade; luz e trevas; Cristo e Belial; crente e descrente; templo de Deus e ídolos. Existe acordo entre eles? Para as cinco perguntas do apóstolo, existe apenas uma resposta aceitável: Não!

“Quer dizer, pastor, que os filhos de Deus são bons demais para se casarem com descrentes? E o que dizer do jugo desigual de cultura, de status social, financeiro, de altura, de idade? Por que a igreja só fala do jugo desigual religioso?”

Há vários tipos de jugo desigual. Cada um desses jugos pode causar algum tipo de problema. Estou cansado de ouvir as pessoas dizerem que estão se separando por falta de compatibilidade. A diferença financeira, por exemplo, pode ser um grave problema. Antes de casar, os apaixonados estão dispostos a morar até debaixo da ponte. Mas, um mês depois do casamento, esperam que debaixo da ponte tenha ar-condicionado, lava-louças, geladeira, etc. É um problema! Isso precisa ser levado em conta antes da decisão do casamento.

Essa é uma questão que pode ser resolvida com esforço e diálogo, boa vontade e trabalho, amor e dedicação. Para evitar as muitas surpresas do casamento, o tempo do noivado é para avaliar essas diferenças.

Contudo, “o casamento de cristãos com ímpios é proibido na Bíblia” (Mensagens aos Jovens, p. 464). É a Palavra de Deus dizendo que você só deve fazer aliança com quem tem aliança com Deus. Não faça evangelismo conjugal. Não caia nessa cilada! É mais fácil o descrente puxá-lo para baixo do que você tentar erguê-lo.

Verifique se seu noivo é espiritualmente compatível com você. Avalie o que vocês têm em comum. Vocês partilham da mesma fé? Estão dispostos a construir um casamento de acordo com o projeto de Deus? Recorrem à mesma força e poder diante das adversidades da vida? Possuem valores comuns?

Quer casar? Escolha alguém que sirva o mesmo Senhor que você!