Quinta-feira
04 de junho
Uma só carne
Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe. Marcos 10:8, 9

O casamento não é para todos. Muita gente simplesmente não está pronta para se casar. Você não entra no casamento com 50% e o companheiro com outros 50%. Não. Cada um tem que entrar com 100%. Somente pessoas inteiras estão prontas para casar.

Viver debaixo do mesmo teto por toda a vida é o maior desafio do mundo. Esteja seguro de que a pessoa que está a seu lado é a única que poderia suportá-lo para sempre. Não pense que você é uma pessoa fácil de lidar. É um pecador que vai casar com uma pecadora, e vice-versa. Nenhum é melhor do que o outro.

No casamento, o Senhor ordena a dois pecadores obstinados que se tornem uma só carne. Na antropologia bíblica, um casal forma a natureza humana integral, e um é complemento do outro. O propósito de Deus é que no casamento o homem e a mulher se tornem uma só carne, numa intimidade tal que não pode ser separada. O problema é que entramos nesse relacionamento quebrados pelo pecado, imperfeitos. Mal-entendidos surgem por causa desse detalhe teológico.

Não é fácil viver como “uma só carne”. Há dias em que o amor parece fluir com facilidade. As contas estão em dia; a saúde, ótima; o dia, lindo; e a mão do companheiro está macia. Mas, em outros, até o gesto do cônjuge irrita.

São muitos os pequenos problemas que tornam o desafio de viver como “uma só carne” quase impossível. Mas o mundo não seria o que é sem problemas de relacionamentos. É uma realidade, e devemos enfrentá-la do jeito certo. Um casal completo, em que cada um entra com 100% no casamento, está em permanente construção. Essa é uma obra para a vida toda. Não perca tempo pensando: “Ah, se eu tivesse me casado com o fulano ou fulana, talvez fosse mais feliz.”

Se você está planejando casar, aproveite o momento do noivado para orar mais intensamente e avalie todas a variáveis envolvidas. Se estiver seguro, entre de cabeça. A bênção de Deus estará com vocês. Mas, se tiver dúvidas sérias, é melhor adiar o casamento. Não se pode errar nessa área da vida.