Terça-feira
30 de junho
Providência divina
Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! Rute 1:16

As providências de Deus são incomparáveis. Não existem coincidências, tudo é providência. Para o filho de Deus, nada é obra do acaso. O Eterno trabalha nos bastidores e não vai parar até cumprir Sua vontade. Alguém disse que as providências de Deus são como as letras hebraicas. Você só consegue entendê-las se ler de trás para frente.

A história se passa em Belém. Não havia rei em Israel. Cada um fazia o que bem entendia. E começou uma fome que levou a família de Elimeleque para o país vizinho. Em terra estranha, o significado de seu nome era um permanente sermão: “Meu Deus é Rei”. Mas ele sai de cena no terceiro verso, pois a morte não levou seus planos em conta.

O livro continua com duas mulheres tendo que fazer uma escolha. Orfa decide retornar para casa, e seu nome desaparece da Bíblia. Rute escolhe Deus e se coloca na linhagem do Rei. Dela virá o Messias. Ela jamais poderia imaginar o que o futuro lhe reservava. “Olhe mais adiante, você será tataravó de Jesus, que nascerá em Belém. Por seu intermédio, Israel receberá o Senhor.” Não havia essa esperança em sua mente. Se alguém lhe dissesse que esse era seu destino, ela duvidaria.

Do ponto de vista humano, uma história que começa com fome, morte, dor e lágrimas não pode terminar bem. É o que pensamos. Aparentemente, parece que Deus falhou, mas Ele pode usar as circunstâncias ruins para abençoar nossa vida.

Já me peguei olhando para situações difíceis e questionando o cuidado de Deus por mim. Porém, já amadureci o suficiente para ver que o Senhor tem sido fiel comigo. Tenho recebido muito de Suas mãos; não mereço tanta bondade. Cada dia compreendo um pouco mais que a história não está toda contada. Ainda não apareceram os créditos no final.

Hoje nós sabemos como a história do livro de Rute termina. O desfecho revela que Deus está fazendo mil coisas que desconhecemos. Ele está à frente de tudo o que fazemos; é o Senhor de nossa história.

Que nenhuma dificuldade, grande ou pequena, determine seu amanhã! As lutas de hoje podem se transformar em suas maiores bênçãos.