Quarta-feira
01 de julho
Promessa cumprida
De todas as boas promessas do Senhor à nação de Israel, nenhuma delas falhou; todas se cumpriram. Josué 21:45

O livro de Josué começa com um relato de ação, mas termina como um inventário de terra. A partir do capítulo 13, o Eterno ordena a Josué que distribua a terra, mesmo as partes não conquistadas; no período, pelo menos 31 reis haviam sido derrotados. Segundo os estudiosos, aproximadamente 25 mil quilômetros quadrados de território foram ocupados. Pela fé, o povo deveria conquistar o que faltava.

Josué já estava bem velhinho quando convocou todos os líderes de Israel para sua última mensagem: “Vocês mesmos viram tudo o que o Senhor, o seu Deus, fez com todas essas nações por amor a vocês; foi o Senhor, o seu Deus, que lutou por vocês” (Js 23:3). Em seguida, ele fez um resumo de tudo o que haviam passado juntos.

No verso 45, Josué expressa a ideia predominante no livro todo, ou seja, a fidelidade de Deus às Suas promessas. O Senhor havia prometido ao povo três coisas muito importantes: primeiro, a terra – uma dádiva de Deus a Israel; segundo, a paz, ou o repouso. Quem pode dar paz senão o Senhor? Em terceiro lugar, a vitória sobre os inimigos. Deus havia cumprido Suas promessas, pois não havia nenhum inimigo que representasse um perigo para suas famílias.

Séculos depois, Salomão, em sua linda oração de dedicação do templo, reconheceu a fidelidade do Senhor. Ele disse diante do povo: “Bendito seja o Senhor, que deu descanso a Israel, o Seu povo, como havia prometido. Não ficou sem cumprimento nem uma de todas as boas promessas que Ele fez por meio do Seu servo Moisés” (1Rs 8:56).

Em minha vida pessoal e em meu ministério, tenho experimentado o cumprimento das promessas de Deus. Desfruto a certeza de que o Senhor tem me usado, apesar de minhas limitações, e tem cumprido Suas “boas promessas”. A confiança de que um dia também receberei minha herança está na certeza de que Ele não falha! Confie nas promessas de Deus você também!