Sábado
01 de agosto
Ação de graças
Que darei ao Senhor por todos os Seus benefícios para comigo? Salmo 116:12, ARA

Acredito que tudo o que acontece em nossa vida pode ser um motivo para agradecer. “Que darei ao Senhor?” Essa é a pergunta do coração agradecido. Cada um precisa respondê-la, individualmente. As bênçãos do Senhor não têm preço. A única coisa que podemos oferecer a Ele é devoção e gratidão.

No Salmo 116, o salmista enumera algumas coisas que podemos apresentar como oferta de gratidão a Deus por tantas bênçãos recebidas. A primeira é reconhecer Sua grande salvação (v. 13) entregando a vida a Ele. Nas três parábolas de Lucas 15, a celebração é o ponto alto de cada história. O pastor reuniu os amigos e vizinhos para celebrar (v. 6); a mulher chamou as amigas e vizinhas para comemorar (v. 9); e o pai festejou o retorno do filho (v. 23). Veja quantas oportunidades de agradecer pela salvação!

Outra coisa a ser feita é invocar o nome do Senhor (Sl 116:13). O Eterno fez tanto por mim, que eu teria que dar tudo e ainda ficaria em débito. Quando a gente reconhece os feitos de Deus, uma gratidão verdadeira explode dentro do coração. “Louvado seja Deus!” Essas são as primeiras palavras que saem de nossos lábios.

A outra coisa que o salmista diz é que ele pagaria seus votos ao Senhor na presença de todo o Seu povo (v. 14). Outra forma de prestar gratidão a Deus é ser um cristão comprometido e fiel.

O salmista diz ainda que cumpriria seus votos a Deus “na presença de todo o Seu povo” (v. 18). Entendo que essa é uma forma de dizer que ele iria celebrar a bondade do Senhor com sua comunidade.

Recebemos a cura de uma doença? Vamos comemorar. Fomos aprovados em um concurso? É hora de reunir os amigos para agradecer ao Senhor. Compramos ou construímos a casa própria? Isso merece um culto de ação de graças. Quero desafiar você a reunir os queridos para celebrar, na presença do Senhor, todas as Suas bênçãos.

Você é agradecido? O que dará ao Senhor por tudo o que Ele tem feito em sua vida?