Segunda-feira
28 de setembro
Santos
Porque Deus nos escolheu Nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em Sua presença. Efésios 1:4

Eu e você somos santos. Deus nos separou para Ele. Não por causa do que fazemos, mas pelo que Jesus fez por nós. Essa é uma importante verdade nas cartas de Paulo, nas quais ele se refere a todos os membros da igreja como “santos […] em Cristo Jesus” (Ef 1:1). Sem dúvida, na igreja de Éfeso, e também nas demais, as pessoas não eram perfeitas, porém Paulo diz que quem está “em Cristo Jesus” é santo.

Na Bíblia, a palavra grega traduzida por “santo” é hagios, que quer dizer “separado” ou “diferente”. O termo pode ser traduzido por “igual ao Senhor e diferente do mundo”.

A maioria de nós pensa em santos como aqueles seres semiangélicos que enfeitam as igrejas católicas. Mas não era assim que Paulo entendia o que é ser santo. Para ele, os santos eram pessoas comuns e imperfeitas como eu e você.

Para o apóstolo, uma coisa era fundamental para alguém ser santo: estar em Cristo. Qualquer um que ame o Filho de Deus é santo. Se estamos em Cristo, somos pecadores redimidos; portanto, santos.

Embora seja verdade que o pecado afete a totalidade de nosso ser, incluindo mente, vontades e emoções, isso não é tudo o que a Bíblia diz a nosso respeito. Ela chama os não cristãos de pecadores mais de 300 vezes, mas em somente três ocorrências um cristão é mencionado como pecador. Em vez de pecadores, a Bíblia chama os crentes de “santos” ou “justos” mais de 240 vezes.

Biblicamente, então, a identidade primária de quem crê em Cristo não é a de pecador, mas a de santo. Jesus derramou Seu sangue em nosso lugar. Isso significa que Ele pagou o preço de nossa santidade. Escondidos Nele, somos santos, embora ainda lutemos com nossa natureza que, às vezes, nos leva a fazer o que não queremos. Para todas essas ocorrências, podemos contar com a graça perdoadora de Cristo que restaura nossa condição de santidade, por meio de arrependimento sincero.

Lembre-se sempre de que você é santo. Os dias do pecado estão contados. O mal está de saída. Conhecer sua identidade em Cristo é a chave para a vitória.