Segunda-feira
19 de outubro
Correndo com perseverança
ortanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Hebreus 12:1, 2

Muita gente quer passar a eternidade com Jesus, mas não consegue manter os olhos fixos Nele agora. Quem deseja ir para o Céu precisa saber como viver na Terra ao lado de Jesus. O modo como você vive aqui e agora define seu futuro.

A vida cristã é como uma corrida. Porém, alguns estão desanimados, pensando em desistir. A Bíblia diz que há um jeito de você não ficar desanimado. E o jeito é correr com perseverança.

Em Hebreus, Paulo está escrevendo para um grupo de judeus cristãos que estava sofrendo tremenda perseguição. Muitos eram presos, mortos, perdiam a família e os amigos. E muitos estavam desanimados. Alguns queriam voltar às suas antigas tradições.

O texto começa com “portanto”. Essa expressão nos obriga a olhar para o que foi dito anteriormente. O argumento de Paulo começa no capítulo 10. Em Hebreus 10:35, Paulo diz: “Não abra mão da confiança que vocês têm.” O contexto é o grande sofrimento que os cristãos hebreus estavam atravessando (Hb 10:32-37). Quase podemos ouvir Paulo dizer: “Vocês foram insultados, presos, seus bens foram confiscados, passaram por tribulações. Perderam tudo, mas vocês não perderam a fé.” Ele continua argumentando: “Não abram mão de sua confiança. Não joguem fora as promessas. Vocês precisam perseverar.”

Certa vez, uma garota veio me pedir para orar por ela. Perguntei pelo que deveria orar. Ela me disse: “Pastor, estou pensando em sair da igreja. Estou desanimada demais.”

Esse é o drama de muitos jovens. Respondi a ela o que poderia dizer a qualquer jovem em situação semelhante: “Na corrida cristã, você não vai precisar de talento, de dinheiro, de amigos nem mesmo de família. Mesmo que essas coisas sejam muito importantes, há uma que é indispensável: perseverança.” Por isso, não desanime durante as lutas. Persevere ao lado de Deus e você será um vencedor.