Sábado
31 de outubro
Bem depois da juventude
Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e se aproximem os anos em que você dirá: “Não tenho satisfação neles.” Eclesiastes 12:1

Os homens quase não se interessam por esse assunto. As mulheres chegam a mudar a data se tiverem que falar nele. As crianças estão longe de se preocupar com ele. Os jovens quase nunca se preocupam com esse assunto. Os mais idosos é que geralmente falam sobre isso, mas quase sempre para se queixar.

No geral, o jovem pensa que é eterno. Mas a verdade é que todos caminham para um fim. Logo chegarão os dias das longas orações, das noites mal dormidas, da voz e das mãos trêmulas, dos joelhos fracos e cansados. Logo chegará o tempo da velhice. Ela vem para todos.

O salmista Davi falou de nossa vida como flores do campo que pela manhã florescem e logo murcham (Sl 103:15, 16). A Bíblia ensina que somos inquilinos temporários neste planeta. A brevidade da vida é um dos conceitos bíblicos mais importantes.

Em Eclesiastes 12, vemos uma descrição muito realista sobre a velhice. Esse texto é considerado o Estatuto do Idoso na Bíblia. O sábio fala da velhice fazendo poesia. E começa com um recado para os jovens: “Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude.”

É interessante que temos cursos para quase tudo na vida: para noivos, pais, liderança, etc. No entanto, não ouvi falar ainda de um curso que ensine a envelhecer. Não pensamos na velhice quando somos jovens. Os preparativos para essa fase têm início com as atitudes, estilo de vida, atividades e amadurecimento espiritual enquanto ainda somos jovens. As sementes que plantamos no decorrer da vida indicarão o fruto que colheremos ao final.

Conta-se que, quando Camões, o maior poeta português, estava morrendo, alguém quis cumprir um costume romano de acender velas aos moribundos e, na falta de castiçal, pôs na mão do poeta um punhado de areia e colocou ali a vela acesa. Diante do fato, Camões teria dito: “Morrendo e aprendendo.” Verdade ou lenda, pouco importa. Dizem que daí nasceu a frase: “Vivendo e aprendendo.” Jovem, quanto mais cedo você se entregar a Jesus, melhor! Se deixar para o fim da existência, verá que não terá mais muito tempo para aprender o que há de melhor na vida.