Segunda-feira
19 de outubro
Plano perfeito
Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze e despedaçarei as trancas de ferro; dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que Eu sou o Senhor [...], que te chama pelo teu nome. Isaías 45:2, 3, ARA

Era o início de 2013, e eu e meu esposo estávamos nos mudando para uma nova cidade. Isso significava novos planos e expectativas. Mas Deus sabia que em meu coração havia um plano que não era novo: o de ser missionária na África.

Pedi ao Senhor uma prova para saber se Ele desejava que eu e meu esposo participássemos de um projeto de férias na África. Esta foi a minha oração: “Senhor, Tu sabes que quero ir, mas não sei se essa é a Tua vontade. Se for, peço-Te que me arranjes um trabalho para arcar com os custos da missão e que eu consiga as férias antecipadas.” Mas Deus tinha outros planos…

Ao finalizar a oração, abri o e-mail para enviar meu currículo e vi que havia recebido uma proposta de emprego. No momento, confesso que não dei muita importância, pois teria que trabalhar em outra cidade. Depois, porém, entendi que aquela proposta era a resposta do Senhor à minha oração.

Deus queria que eu fosse missionária na África, mas o plano Dele não era exatamente como o meu. Minha intenção era participar de um projeto missionário que duraria um mês. O Senhor, no entanto, queria que eu permanecesse mais tempo. Assim, após alguns meses, recebemos um convite para morar três anos em Angola.

Temos um lema em nosso lar: Deus precisa confirmar para cada um de nós a Sua vontade, de forma pessoal e individual. Então oramos ao Senhor para que nos confirmasse o plano Dele. Deus já havia deixado Sua vontade clara para mim, meu esposo e minha filha. Mas, para o meu menino, o Senhor teve que falar de outra forma. Após meu filho orar pedindo a orientação divina, ele leu Isaías 45:2 e 3, e isso confortou seu coração.

Confesso que não foi fácil no início. Tivemos que deixar tudo para trás e nos adaptarmos a uma realidade totalmente desconhecida. Por outro lado, tínhamos a certeza de que Deus estava no comando.

Depois de eu ter passado por essa experiência, posso lhe garantir que Deus sabe qual é o plano perfeito para você. Pode ser que a vontade do Senhor lhe deixe receosa por ser diferente da sua, mas saiba de uma coisa: Ele não erra. Permita que Deus coloque em prática o plano Dele para sua vida e descubra por si mesma as alegrias de vivê-lo.

Tania Mara Cendofanti Fritoli