Segunda-feira
22 de fevereiro
Equilíbrio emocional
Eu lhes disse essas coisas para que em Mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo. João 16:33

Ao sair de casa pela manhã, aquela jovem estava feliz e disposta para o dia depois de uma noite agradável de sono. Mas, ao fim do dia, ela não voltou para casa com as mesmas emoções. Durante o trabalho, ouviu palavras duras, injustas e até grosseiras de sua chefe. Durante as aulas na faculdade, recebeu um resultado ruim e inesperado de uma prova para a qual havia estudado muito. E agora? Como reagir diante de imprevistos como esses?

Em certos contextos, é muito comum se deparar com pessoas que perdem o controle. Por isso, é preciso ter consciência de nossas emoções e mantê-las equilibradas a todo instante, ou o desequilíbrio pode se tornar tão frequente que a pessoa passa a achar que revidar, gritar e ser vingativo são atitudes normais. Mas como suportar desrespeito no trânsito ou na fila, agressão verbal no trabalho, ou brigas em família? Dependendo do que ouvimos ou vemos, nosso controle emocional é estendido até seu limite. Nesse sentido, nossa vida pode se parecer com uma trilha na mata, na qual nunca sabemos o que nos espera passos à frente.

De fato, nosso confronto com a realidade é duro, constante e muitas vezes cruel. Mesmo assim, pela graça de Deus, ainda podemos manter o controle das emoções. Em realidade, apenas podem se manter equilibrados aqueles que experimentam a paz que vem de Deus, como citada no verso de hoje. Somente Ele pode nos ajudar a administrar com calma, sabedoria e fé os relacionamentos e as situações mais surpreendentes.

Nada pior do que ser controlado pela força dos impulsos e das emoções. Aqueles que se deixam levar por pensamentos e sentimentos ruins podem ser conduzidos para onde nunca escolheriam ir. De fato, não temos controle sobre o que a vida nos apresentará, mas podemos escolher estar apegados a Cristo cada momento. Só assim seremos verdadeiramente equilibrados.