Terça-feira
23 de fevereiro
Dilemas da juventude
Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. 1 Coríntios 10:31

A juventude tem um encanto incomparável. Marcada pela informalidade, naturalidade, liberdade e espontaneidade, essa fase é caracterizada pela vontade de viver e aproveitar cada segundo. Ao mesmo tempo, essa disposição ousada também traz alguns riscos.

Nesse período, os jovens são atraídos a alguns comportamentos de risco que são verdadeiras armadilhas, caminhos quase sem volta. Talvez, por não desconfiar das más intenções, pela incapacidade de dizer “não” diante da pressão do grupo ou pela insatisfação com a vida que têm, muitos se tornam escravos de comportamentos imorais e ilegais que nunca sonharam para si. Assim, o consumo de bebidas alcoólicas, o envolvimento em relacionamentos promíscuos, o uso de drogas e o desprezo pelos valores do reino do Céu passam a fazer parte da vida deles, conduzindo-os por uma estrada de dor e destruição.

Na guerra cósmica em que nos encontramos, Deus e Satanás têm muito interesse nos jovens, embora por motivos opostos. Se você deseja experimentar somente o amor e a liberdade que vêm de Deus, peça-Lhe em oração que o ensine a se prevenir e se livrar de propostas ambíguas e caminhos obscuros. O Senhor pode ajudar você a usar um vestuário adequado, coerente com a reputação cristã. Ele pode auxiliar você a escolher palavras apropriadas em tom comedido, conforme deve ser o linguajar cristão. Deus pode conceder sabedoria para você escolher companhias que o levem a um caminho saudável e seguro.

Contudo, caso você esteja preso em uma armadilha maligna, não entre em estado de conformidade nem se desespere. Reaja, busque a Deus, procure um amigo cristão de confiança que possa ser um verdadeiro conselheiro. Deus tem o poder de libertar você. Hoje é o tempo de corrigir a rota, de estar alerta para com suas atitudes e comportamentos e de viver conforme Deus sonhou para você.