Quinta-feira
25 de fevereiro
Nome e caráter
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: “Ao vencedor, darei do maná escondido. Também lhe darei uma pedrinha branca, e, sobre essa pedrinha, um novo nome escrito, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe.” Apocalipse 2:17, NAA

Se pudesse escolher outro nome para você, qual escolheria? Em cada período da história, as pessoas têm nomes preferidos, nomes da realeza, nomes comuns e até nomes estranhos, cujo valor em torno deles pode variar. Um nome comum na França, por exemplo, pode se tornar um nome sofisticado no Brasil; já um nome comum no Brasil pode se tornar um nome exótico na Alemanha. Nomes populares na década de 1980, por exemplo, atualmente podem ser considerados ultrapassados, e nomes que estavam em desuso agora são vistos como nomes sofisticados.

Independentemente da história por trás do seu nome, você é único. Pode até existir outra pessoa com nome e sobrenome exatamente iguais aos seus, mas você nunca encontrará seu clone andando por aí. A partir do momento em que foi gerado, mesmo antes de ter um nome ou ser registrado em um cartório, começou sua história. Única, singular.

Sua interpretação das situações da vida, as experiências que teve, suas dores e alegrias, ninguém mais viveu, só você. O Senhor acompanha suas escolhas e tem interesse na história que está sendo construída em torno do seu nome. Embora não tenha escolhido nascer nem decidido como gostaria de se chamar, cabe a você decidir como vai viver a vida que recebeu de Deus e honrar o nome que herdou de seus pais.

Seu nome é muito importante. Ele faz parte de quem você é. O verso de hoje nos revela que o vencedor receberá uma pedrinha branca com um nome novo.
O que significa isso? Significa que a mudança do nome está ligada a uma mudança do caráter, transformado pelo poder e a graça de Deus. Mais do que simplesmente ter um nome mais bonito, esse texto nos revela que nossa natureza será, finalmente, purificada. Que essa esperança ajude você a construir uma vida que possa ser expressa por um grande nome!