Segunda-feira
22 de fevereiro
Complexo de Jonas
Mas Jonas fugiu da presença do Senhor. Jonas 1:3

O Complexo de Jonas foi nomeado por Abraham Maslow, psicólogo e autor da Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas. Na Pirâmide de Maslow, a autorrealização fica no topo e é almejada depois que outras necessidades anteriores são atendidas, tais como: necessidades fisiológicas, necessidade de segurança, necessidades sociais e necessidade de estima.

Jonas recebeu a missão de pregar em Nínive, capital da Assíria e uma das maiores e mais cruéis cidades do mundo antigo. Diante dessa comissão, Jonas pensou: “É impossível. Acho que Deus Se enganou dessa vez!” Ignorando a sabedoria divina e duvidando do poder divino, ele deu brecha para Satanás o desencorajar e fugiu.

“Bem”, pensemos, “aquela não era uma pesada responsabilidade?” Sim, era. Mas Aquele que o havia comissionado tinha todas as condições de garantir seu êxito. Se tivesse confiado, Jonas teria poupado energias gastas com medo, fracasso e insegurança.

Não creio que Jonas tivesse o complexo estudado por Maslow, mas talvez sua pirâmide devesse conter a necessidade de dependência divina – o degrau essencial à plena autorrealização.

Segundo Maslow, Jonas seria o arquétipo de quem teme a autorrealização e foge ou se esconde, sabotando a si mesmo e abrindo mão da própria vocação. Na verdade, Jonas temia ser ridicularizado, caso Deus perdoasse o povo e suas predições não se cumprissem. Deus deu a Jonas a oportunidade de repensar suas medíocres conclusões, enviando uma tempestade.

Aquela tempestade tinha um propósito especial, e Deus não a acalmaria antes da hora. Os místicos marinheiros tiraram sorte, e esta caiu sobre Jonas. Ele contou que fugira de Deus. E foi lançado ao mar.

Deus continuou no controle: um grande peixe o engoliu. E, após três dias e noites naquele ambiente escuro e malcheiroso, Jonas teve percepção de sua pequenez. Ainda havia o que aprender, mas era uma lição por vez. Então o peixe vomitou Jonas em terra seca, e ele foi para Nínive.

Deus também nos deu uma missão intrasferível. Enquanto a realizamos, temos a oportunidade de experimentar Deus e as grandes coisas que Ele pode realizar por nosso intermédio.

Não sei qual é a sua missão, mas não duvide do que Ele é capaz de fazer. Vá em frente na completa dependência divina e assista ao milagre.