Quarta-feira
24 de fevereiro
Prestação de contas
Fira-me o justo com amor leal e me repreenda, mas não perfume a minha cabeça o óleo do ímpio. Salmo 141:5

Não é uma característica natural da maioria admitir erros, ser transparente, falar das próprias feridas e problemas íntimos.

Há orgulho e medo envolvidos em se expor. Quando nos protegemos para que os outros não vejam nosso verdadeiro eu, é como se colocássemos máscaras.

Nós, mulheres, deveríamos ter ao menos uma ou duas amigas para abrir o coração, sem medo da condenação, mas aceitando a repreensão necessária, o ombro, o conselho.

Esse tipo de relação não tem objetivo punitivo, mas preventivo. As pessoas escolhidas devem ter uma vida ativa com Deus e ser comprometidas com o bem-estar do outro. Devem ser pessoas que não têm coragem de ver o outro caindo no abismo sem adverti-lo quando ainda há a oportunidade da recuperação.

Aquelas que tiverem a coragem de se expor assim, consequentemente alcançarão um novo nível de maturidade. Davi e Jônatas tinham esse tipo de compromisso entre eles, dando liberdade um ao outro para dizer a verdade, sem medo.

Quando somos autossuficientes e achamos que não devemos prestar contas a ninguém, corremos o risco de aparentarmos ser vitoriosas, mas não progredimos, pois em vez de nos tornarmos o que realmente precisamos ser, continuamos a ser apenas o que somos.

É triste ver mulheres que teriam grandes possibilidades fracassando porque sua influência excede suas questões de caráter não tratadas.

Encontre uma amiga que se preocupe com a sua vida diante de Deus, que lhe pergunte se passa tempo com Ele, que esteja interessada em saber se está enfrentando alguma tentação ou se tem feridas e limitações.

É preciso superar o medo de sermos conhecidas e de prestar contas. Se não fizermos isso, arriscamos nos tornar cegas por causa do orgulho e destruiremos a nós mesmas.

Tanto precisamos de alguém quanto podemos também ser aquela que, de maneira firme e gentil, ajudará a outra a alinhar sua vida com sua identidade e sua responsabilidade de filha de Deus.

Seja “invadindo o espaço de alguém” ou “tendo seu espaço invadido”, que haja um compromisso com Deus e Sua vontade. Que você experimente esse processo em nome de Jesus e para Sua honra e glória!