Sexta-feira
09 de abril
O fundamento da verdade
A verdade é a essência da Tua palavra, e todas as Tuas justas ordenanças são eternas. Salmo 119:160

Como saber se algo é verdadeiro? No transcorrer da história, muitos conceitos e ideias foram defendidos como verdadeiros por personalidades da ciência, da filosofia e da cultura. Paralelamente, os mesmos conceitos e ideias foram repudiados por outras cabeças pensantes. Em situações como essa, como saber quem tem razão? É possível que formadores de opinião afirmem ser verdadeiro algo que é falso? Como testar a confiabilidade do que acreditamos? Nesses casos, é muito importante verificar a validade das fontes por meio das quais obtemos a verdade.

George Orwell, conhecido por sua crítica às injustiças sociais, certa vez declarou: “Num tempo de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário.” Foi o que aconteceu com Galileu Galilei, cientista do século 17. Ele afirmava que a Terra e outros corpos celestes do nosso sistema giravam em torno do Sol, e não o contrário, mas teve que renunciar a essa verdade para não ser condenado à morte.

Muitos entendem que o conceito de verdade pode ser um engano, ilusão ou construção social. Nós, cristãos, consideramos que o diferencial de qualquer conceito é seu fundamento. Assim, nossos argumentos só estarão alinhados com a verdade se estiverem alicerçados na Palavra de Deus. As Escrituras são nossa fonte autorizada de verdades, muitas das quais vão além da possibilidade de verificação sensorial, física ou racional. Por causa da revelação bíblica sabemos que existem verdades absolutas, ou seja, nem a ciência nem a razão podem contradizê-las.

Considerar o ser humano como ponto de referência e norma para definição da verdade é algo muito perigoso, porque nossa percepção é limitada. Precisamos de Alguém que enxerga as coisas de cima. Precisamos de algo que não desabe diante de qualquer vento, algo que permaneça. “A relva murcha, e as flores caem, mas a palavra de nosso Deus permanece eternamente” (Is 40:8). Quem crê nessa Palavra também vai permanecer (1Jo 2:17).